Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Pepa chega a BH para iniciar nova era no Cruzeiro

Português de 42 anos chega para substituir Paulo Pezzolano na Toca da Raposa

Pepa desembarcou em Belo Horizonte nesta quarta-feira

O novo técnico do Cruzeiro desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (22). O português Pepa, de 42 anos, falou rapidamente com a imprensa sobre as expectativas de defender a Raposa.

"É uma satisfação tremenda. É uma filosofia nova, mas venho cheio de vontade, de ilusão e ansioso para trabalhar. Cansado pela viagem, mas com muita ambição, muita expectativa boa”, disse o treinador.

Pepa chega ao Cruzeiro para o maior desafio da carreira, já que trabalhou em clubes de pequena e média expressões de Portugal.

Como a Itatiaia acompanha, Pepa vai direto para a Toca da Raposa II, onde passará a noite e terá o primeiro contato com os novos comandados na manhã desta quinta-feira (23). A apresentação oficial deve acontecer nesta sexta (24).

Apresentação para o elenco

Após a eliminação no Campeonato Mineiro, o elenco se reapresentará visando o duelo na Copa do Brasil. O adversário e a data do confronto ainda seguem indefinidos, embora a CBF já tenha anunciado que os jogos pela 3ª fase da competição ocorrerão nos dias 11, 12 e 13 de abril.

Carreira como jogador

Pepa tem 42 anos e nasceu em Torres Novas. Considerado um dos grandes nomes da nova geração de técnicos portugueses, ele estava sem trabalhar desde janeiro, quando deixou o Al Tai, da Arábia Saudita.

Revelado como jogador pelo Benfica, Pepa estreou como profissional na temporada 1998/99, mas não teve carreira longa. Além das Águias, ele defendeu clubes de menor expressão, como Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense, todos em Portugal, e jogou uma temporada emprestado ao Lierse, da Bélgica.

Fora das quatro linhas

Em 2007, o então atacante encerrou a carreira como jogador, e trocou as chuteiras pelo terno e gravata para ser técnico. A primeira experiência como profissional foi em 2013/14, no Sanjoanense-POR, onde treinou por duas temporadas. Na sequência, trabalhou em cinco outros clubes portugueses: Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.

No começo da temporada 2022/23, Pepa acertou com o Al Tai, da Arábia Saudita, mas fez apenas 16 jogos no time, com seis vitórias. Pela primeira vez, ele desembarca no Brasil para comandar um clube.

Gringos no Cruzeiro e no Brasileirão

Pepa chega como o segundo técnico português na história do Cruzeiro. O pioneiro foi Paulo Bento, que ocupou o cargo entre maio e julho de 2016. Para além de Portugal, ele é o 5º estrangeiro no comando da Raposa – antes de Pepa, Paulo Pezzolano, Paulo Bento, Ricardo Diéz, Filpo Núñez foram treinadores do clube.

O técnico português trouxe quatro profissionais para compor a comissão técnica celeste, e considerando os 20 clubes da Série A do Brasileirão 2023, o Cruzeiro passa a ser o 8º com um técnico de Portugal.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).