O acerto de Pepa com o Cruzeiro eleva para oito o número de técnicos brasileiros na Série A do Campeonato Brasileiro. O comandante de 42 anos assumirá na Toca da Raposa II o posto que era ocupado pelo uruguaio Paulo Pezzolano.
Os outros sete técnicos portugueses na elite nacional são Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Flamengo), Renato Paiva (Bahia), Pedro Caixinha (RB Bragantino), António Oliveira (Coritiba) e Ivo Vieira (Cuiabá).
O Cruzeiro será o oitavo clube da carreira de Pepa e, sem dúvida, seu maior desafio profissional. Em Portugal, ele dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães. O último trabalho foi à frente do Al Tai, da Arábia Saudita, de onde saiu em janeiro.
A experiência na Arábia Saudita foi a única de Pepa como técnico fora de Portugal.
Leia também:
Desafios no Cruzeiro em 2023
No Cruzeiro, Pepa terá as disputas da Série A e da Copa do Brasil. A estreia no Campeonato Brasileiro será em 15 ou 16 de abril, contra o Corinthians, na Arena Corinthians, em São Paulo. Já no torneio de mata-mata, o clube estreará na terceira fase. O adversário ainda será sorteado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).