Novo treinador do Cruzeiro, o português Pepa iniciou a carreira de técnico em 2009, no Sub-19 do Taboeira-POR. Em seguida, foi auxiliar do Sub-17 do Benfica-POR antes de começar como profissional no Sanjoanense-POR, em 2013. Depois, passou por Feirense, Moreirense, Tondela, Paços Ferreira e Vitória de Guimarães (todos do futebol português) e, por último, no Al Tai, da Arábia Saudita, onde ficou entre julho de 2022 e janeiro deste ano.
Como jogador, Pepa foi revelado pelo Benfica, em 1999. Tem passagens por Lierse (Bélgica), Varzim-POR, Paços Ferreira-POR e Olhanense-POR, onde encerrou a carreira em 2007.
Nova geração
A informação sobre a contratação de Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, 42 anos, foi confirmada pelo
Pepa é considerado um dos grandes nomes da nova geração portuguesa. Ele já foi citado no Atlético e, no ano passado, esteve na mira dos Santos, mas optou por seguir o trabalho que fazia no Paços Ferreira e rejeitou a oferta do Peixe.
Pepa tem como trabalhos de destaque a boa campanha do Vitória de Guimarães, 2021/2022, quando alcançou a sexta posição do Campeonato Português, com 48 pontos em 34 rodadas. Além desse, comandou o Paços de Ferreira no quinto lugar do campeonato de 2020/2021.
Coletiva
O nome de Pepa deve ser oficializado pela diretoria do Cruzeiro durante a entrevista coletiva marcada para às 13h30 desta segunda-feira (20), na Toca da Raposa II.