Ouvindo...

Em início da ‘era Diniz’, Cruzeiro recebe Libertad para confirmar vaga na semi da Sula

Em vantagem, time celeste recebe os paraguaios nesta quinta-feira (26), às 21h30, no Mineirão, pelo jogo de volta das quartas de final

Fernando Diniz vai estrear pelo Cruzeiro contra o Libertad, no Mineirão

Empolgado pela chegada do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro recebe o Libertad nesta quinta-feira (26), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, em busca de uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. Após ter vencido em Assunção, por 2 a 0, o time celeste pode até perder por um gol de diferença para se classificar.

Após o empate fora de casa contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (22), a diretoria do Cruzeiro demitiu Fernando Seabra e contratou o ex-treinador da Seleção Brasileira. As duas ações foram oficializadas na manhã de segunda-feira (23).

Com apenas dois treinos na Toca da Raposa II, em BH, Diniz vai estrear já em um confronto eliminatório. Em vantagem, o Cruzeiro terá o apoio de mais de 50 mil torcedores para confirmar a classificação e ampliar a sua melhor campanha da história na Sul-Americana.

Primeira escalação de Diniz

Na última quinta-feira (19), em Assunção, ainda sob o comando de Fernando Seabra, o Cruzeiro foi a campo com mudanças importantes na estrutura do time. Na zaga, Lucas Villalba ganhou a vaga de João Marcelo, enquanto o atacante Gabriel Veron foi titular e o meia-atacante Álvaro Barreal começou o jogo no banco.

Para o segundo jogo das quartas de final, Diniz, conhecido por ser um técnico pela extrema valorização da posse e a saída com a bola desde a defesa, pode manter Villalba no time ou promover o retorno de João Marcelo. O camisa 43 tem sido titular na temporada ao lado de Zé Ivaldo.

Já no meio-campo, Barreal, recuperado de dores no pé esquerdo e acionado na reta final do confronto em solo paraguaio, também briga pela titularidade. Caso ele seja titular, Lautaro Díaz e Gabriel Veron disputarão uma vaga no ataque, já que Kaio Jorge é o único centroavante disponível no elenco.

Com isso, o provável Cruzeiro deve ter: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo (Lucas Villalba) e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Gabriel Veron) e Kaio Jorge.

Cruzeiro pode quebrar tabu de 15 anos

Nas quartas de final, o Cruzeiro pode quebrar um tabu de 15 anos no duelo com o Libertad. Nas oitavas, o Cruzeiro venceu o Boca Juniors, da Argentina, no Gigante da Pampulha, e ficou com a vaga. Em caso de novo triunfo sobre o Libertad, o Cruzeiro ganhará dois jogos seguidos em casa por torneios continentais pela primeira vez desde 2009.

Há 15 anos, em meio à campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores, o Cruzeiro venceu a Universidad de Chile, São Paulo e Grêmio nas oitavas, quartas e semifinais, respectivamente.

Cruzeiro como mandante na Sula

Perto da semifinal, o Cruzeiro soma oito jogos de invencibilidade como mandante na Sul-Americana. Ao todo, são sete vitórias e um empate em sequência em partidas disputadas na capital mineira.

Bicampeão da América, o Cruzeiro só perdeu duas vezes em casa na Sul-Americana: para o Internacional, em 2004, e para o Juventude, em 2005.

Como chega o Libertad

Em relação à equipe que perdeu em casa para o Cruzeiro, o Libertad não deve ter nenhuma alteração entre os titulares, segundo a imprensa paraguaia.

No entanto, o técnico Daniel Garnero tem duas dúvidas no ataque. Héctor Villalba, autor do gol da vitória sobre Tacuary, no último domingo (22), e o experiente Roque Santa Cruz são opções para o jogo de volta. A dupla disputa posição com Marcelo Fernández e Gustavo Aguilar.

Diante do Tacuary, pelo Campeonato Paraguaio, o Libertad poupou quase todos os titulares. Apenas o goleiro Martín Silva, o zagueiro Diego Viera e o lateral-esquerdo Matías Espinoza começaram a partida no último fim de semana.

A grande ausência é o experiente centroavante Óscar Cardozo, de 41 anos, fora por lesão muscular.

Para enfrentar o Cruzeiro, o provável Libertad tem: Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Hernesto Caballero, Hugo Martínez e Rubén Lezcano; Alejandro Silva, Marcelo Fernández (Héctor Villalba) e Gustavo Aguilar (Roque Santa Cruz).

A tradição do Libertad na Sul-Americana

Com o jogo no Mineirão, o Libertad vai se tornar o segundo clube com mais partidas na história da Sul-Americana. Será o 82º confronto dos paraguaios no torneio, atrás apenas da LDU (98), do Equador, e à frente do São Paulo (81).

Libertad como visitante

Diante do Cruzeiro, o Libertad tentará emplacar o quinto embate seguido sem perder como visitante na Sul-Americana. Nos últimos quatro jogos, foram três empates e uma vitória. Os números incluem um empate com o Fortaleza, pelas oitavas de final, em 2023.

Semifinal da Sul-Americana

Na semifinal, o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Libertad vai enfrentar o Lanús, da Argentina.

Se avançar à semifinal, o Cruzeiro vai assegurar uma premiação de US$ 800 mil (R$ 4,4 milhões).

As datas reservadas para a próxima fase são nas semanas dos dias 23 e 30 de outubro. Em caso de classificação, o Cruzeiro decidirá a vaga para a final na casa do Lanús.

Cruzeiro x Libertad-PAR

Cruzeiro

Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo (Lucas Villalba) e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Gabriel Veron) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.

Libertad-PAR

Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Hernesto Caballero, Hugo Martínez e Rubén Lezcano; Alejandro Silva, Marcelo Fernández e Gustavo Aguilar (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Garnero.

  • Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana
  • Data e horário: 26 de agosto de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Felipe González (CHI)
  • Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo Carvajal (CHI)
  • Transmissão: Itatiaia (95,7 FM, 610 AM e no YouTube) e ESPN (na TV)
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.