Ouvindo...

Conmebol promove mudança no VAR em Libertadores e Sul-Americana; entenda

Decisão busca aumentar a neutralidade e imparcialidade durante as decisões do árbitro de vídeo

Análise do VAR em Bahia x América de Cali pela Sul-Americana, na Arena Fonte Nova

A Conmebol anunciou, nesta quarta-feira (16), que fará uma mudança no VAR da Copa Libertadores e da Copa-Sul-Americana. A partir de agora, o monitor do árbitro de vídeo ficará localizado no lado oposto aos bancos de reservas.

A decisão foi tomada pensando em proporcionar maior tranquilidade e concentração aos árbitros do momento de revisões de lances. Por ser um local sem muito tráfego de pessoas e com menos influência de profissionais dos clubes envolvidos na partida, a Conmebol espera uma zona de decisão mais neutra e controlada.

A mudança, entretanto, só será adotada em estádios que possuírem infraestrutura para que o monitor seja instalado na outra linha lateral.

“Com a mudança da Área de Revisão de Arbitragem, buscamos proporcionar melhores condições de trabalho para a equipe de arbitragem, para que possam tomar suas decisões com a maior serenidade e imparcialidade, em conformidade com as Regras Claras, uma das políticas mais importantes da Conmebol”, disse Enrique Cáceres, Presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol.

O novo local já foi utilizado, nessa terça-feira (15), no empate sem gols entre Bahia e América de Cali, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e no empate por 0 a 0 entre Central Córdoba e Cerro Largo, no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero, na Argentina, ambos pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana.

Playoffs da Sul-Americana

Nessa terça, o Vasco também entrou em campo pelos playoffs da Copa Sul-Americana. O time carioca foi goleado pelo Independiente Del Valle por 4 a 0, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. Os jogo da repescagem continuam nesta quarta e quinta-feira:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte