Ouvindo...

Everton Ribeiro é expulso, e Bahia empata com América de Cali pela Sul-Americana

Jogo de ida dos playoffs foi realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador

Erick Pulga, do Bahia, tenta jogada contra o América de Cali-COL

O Bahia começou a decidir uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira (15), o Tricolor empatou sem gols com o América de Cali-COL, em jogo de ida dos playoffs. A partida foi realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Com o resultado, nenhuma das equipes fica em vantagem para o duelo decisivo. A partida de volta está marcada para o próximo dia 22, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia. Em caso de novo empate, a decisão será por meio de disputa de pênaltis.

O Bahia volta a campo no sábado (19), às 16h (de Brasília), para encarar o Fortaleza, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada na Arena Castelão, na capital cearense.

O jogo

O primeiro tempo foi de poucas emoções. O mais perto que as equipes chegaram de movimentar o placar foi quando o árbitro foi até o VAR analisar um possível pênalti para o Bahia, que não aconteceu.

No resto da etapa inicial, o Bahia trocou muitos passes, mas não criou nenhuma chance de gol. Armado para o contra-ataque, o América de Cali-COL também não teve sucesso nas saídas em velocidade e não levou perigo ao gol defendido por Marcos Felipe.

Segundo tempo

Após o intervalo, o jogo seguiu da mesma maneira, até Rogério Ceni promover a entrada de três titulares: Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Ademir. O trio participou bastante da criação das jogadas da equipe, que conseguiu chegar com perigo algumas vezes.

Na principal chance da partida, aos 24 minutos, Erick Pulga cruzou da direita e Kayky, que também havia entrado no jogo, se jogou na bola para finalizar, mas acertou a trave do goleiro Jorge Soto, que já havia passado do lance.

Na reta final do segundo tempo, os jogadores se envolveram em uma confusão e Everton Ribeiro terminou expulso por acertar uma cotovelada no adversário. No fim, Cavadía deu uma entrada forte em Caio Alexandre e também recebeu o cartão vermelho.

Bahia x América de Cali-COL

Bahia

Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Rodrigo Nestor (Kayky), Michel Araújo e Cauly (Ademir); Erick Pulga (Tiago) e Lucho Rodríguez (Everton Ribeiro) - Técnico: Rogério Ceni.

América de Cali-COL

Jorge Soto; Mateo Castillo (Bocanegra), Tovar, Pestaña e Marcos Mina; Josen Escobar, Kener González (Cavadía) e Sebastián Navarro (Luis Paz); Barrios (Borrero), Joel Romero e Luis Ramos (Holgado) - Técnico: Diego Raimondi.

Cartões Amarelos

Gabriel Xavier (Bahia)
Jorge Soto, Mateo Castillo, Marcos Mina e Sebastián Navarro (América de Cali-COL)

Cartões Vermelhos

Everton Ribeiro (Bahia)
Cavadía (América de Cali-COL)

  • Motivo: jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana
  • Data e horário: 15 de julho de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
  • Árbitro: Andrés Matonte (URU)
  • Auxiliares: Andres Nievas (URU) e Agustin Berisso (URU)
  • VAR: Andres Cunha (URU)
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.