Ouvindo...

Peñarol x Botafogo: Polícia garante segurança para jogo no Centenario com duas torcidas

Equipes se enfrentam nesta quarta (30), em Montevidéu, após o Glorioso vencer por 5 a 0 no Rio de Janeiro

O Estádio Centenario, em Montevidéu, deve receber a partida entre Peñarol e Botafogo

A menos de 30 horas do horário previsto para o início de Peñarol e Botafogo, as partes responsáveis pela organização da partida de volta da semifinal da Libertadores caminham para o acordo. Nesta terça (29), as forças de segurança do Uruguai sugeriram que o jogo aconteça Estádio Centenario, com as duas torcidas presentes, e não no Campeón del Siglo.

A Conmebol e os clubes estiveram reunidos com órgãos do governo do Uruguai, como o Ministério do Interior, desde a manhã de segunda-feira (28). Nesta tarde, a Policia Nacional explicou a sugestão pela troca do local da partida.

“Propomos a possibilidade de realizar a partida entre Peñarol e Botafogo no Estádio Centenario, sentimos que ali estão dadas as condições por onde está localizado e há garantias para que se jogue com as duas torcidas”, afirmou José Manuel Azambuya, Diretor da Polícia Nacional.

“Quando formos avisados que a partida está confirmada no Centenario, teremos garantias para jogar com as duas torcidas. O Botafogo irá para a arquibancada Colombes. O Estádio Campeón del Siglo, por sua localização, não nos dá segurança. É uma sugestão”, completou.

Leia também

A Conmebol, que havia descartado a possibilidade do Peñarol mandar a partida em sua casa apenas com a presença da torcida local, deve oficializar o local da semifinal em breve.

A linha do tempo do imbróglio

Na segunda-feira (28), uma decisão unilateral do Ministério do Interior do Uruguai deu início ao imbróglio envolvendo a presença da torcida visitante na semifinal entre Peñarol e Botafogo.

Alegando risco à segurança dos torcedores do Botafogo, o governo uruguaio determinou a realização da partida apenas com a torcida local - o que não é permitido pelo regulamento da Copa.

O Botafogo, ainda na noite de segunda (28), posicionou-se contrário à medida, acionou instituições brasileiras, como a CBF e o Itamaraty, e cobrou a Conmebol que cumprisse o regulamento. Veja os detalhes aqui.

Apreensão com a segurança no Uruguai

Os episódios de violência no Rio de Janeiro envolvendo torcedores do Peñarol e a detenção de 21 uruguaios até este momento, criou um cenário de incerteza e insegurança para a volta.

As imagens mostraram uruguaios em confronto com locais e a Polícia Militar no Recreio, na Zona Oeste do Rio, onde foram depredados, saqueados e incendiados quiosques e automóveis.

Na mídia uruguaia, contudo, tem sido divulgada a narrativa de que a torcida do Peñarol foi vítima de uma emboscada de torcidas organizadas, o que é negado pelas forças de segurança.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.