Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Peñarol x Botafogo: Governo do Uruguai proíbe presença da torcida do Botafogo

Nicolás Martinelli, Ministro do Interior do Uruguai, comunica decisão em função dos episódios de violência no Rio de Janeiro

Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai

A torcida do Botafogo não poderá comparecer ao Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, na partida da semifinal da Libertadores nesta quarta (30), contra o Peñarol. A decisão foi anunciada pelo Ministério do Interior do Uruguai nesta segunda (28).

“Queremos comunicar que a partida do dia 30 de novembro de 2024, às 21h30 no Estádio Campeón del Siglo em Montevidéu, entre Peñarol e Botafogo, pela semifinal da Copa Conmebol Libertadores 2024, se disputará unicamente com público local, de torcedores do Peñarol”, informa o documento publicado pelo Ministro Nicolás Martinelli.

Leia também

“A decisão responde a análise da Polícia Nacional, após os episódios de violência ocorridos na cidade do Rio de janeiro na partida de ida da semifinal, disputada no dia 23 de outubro. Os acontecimentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro desencadearam uma série de ações que aumentam o clima hostil, que colocam em evidência o alto risco do possível encontro esportivo das duas torcidas”, segue o documento.

O Botafogo nega que tenha entrado em qualquer acordo com o Peñarol em relação à presença da torcida alvinegra no Estádio Campeón del Siglo.

Cerca de 1,6 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para a torcida do Botafogo para a partida contra o Peñarol, e muitos alvinegros já estão chegando em Montevidéu nesta segunda (28).

Entenda o caso

Um grupo de torcedores uruguaios chegou ao Rio de Janeiro em três ônibus de turismo, que permaneceram estacionados durante o dia da partida. Durante o período entre 12h e 12h40, às vias da orla, na Avenida Lúcio Costa, foram fechadas diversas vezes devido à aglomeração dos torcedores.

Um dos torcedores foi preso por roubo de celular em um quiosque, com o ato registrado por câmeras de segurança. Ele foi levado à 42ª Delegacia de Polícia e, posteriormente, transferido para a 16ª DP. Além disso, torcedores do Peñarol entraram em confronto com a Polícia Militar e moradores.

O confronto, que durou mais de 2h, terminou com a detenção de mais de 280 torcedores uruguaios após quiosques serem depredados e motos incendiadas, além de um ônibus dos estrangeiros.

Histórico de incidentes

Este não é o primeiro incidente envolvendo torcedores do Peñarol no Rio de Janeiro. Em setembro, uma briga ocorreu na Praia da Macumba entre torcedores de Peñarol e Flamengo, durante a partida de ida das quartas de final da Libertadores, em que os Carboneros venceram por 1 a 0 no Maracanã.

Em 2019, em outro jogo entre Peñarol e Flamengo pela Libertadores, um torcedor rubro-negro que veio do Espírito Santo morreu após ser agredido por uruguaios na orla de Copacabana.]


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.