Na semana passada, Lima marcou o gol solitário da vitória carioca no Maracanã. Assim, qualquer empate classifica o Tricolor para a segunda semifinal seguida na competição. Se o Atlético vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Naturalmente, qualquer vitória com placar mais amplo é certeza de classificação para ambos os lados.
O vencedor do confronto entre brasileiros terá como adversário na semifinal o River Plate-ARG, que eliminou o Colo-Colo-CHI. O time argentino teve a melhor campanha da primeira fase da Libertadores, e por isso, fará o segundo jogo em casa, seja qual for o rival.
Como chegam os times?
Existe grande possibilidade de o técnico Gabriel Milito repetir a escalação do primeiro jogo contra o Fluminense. A lista de desfalques é a mesma daquela partida, com destaque para o lateral Saravia e o volante Otávio - Zaracho e Vargas completam o DM atleticano.
Uma novidade entre os relacionados deve ser o meia Alisson, recuperado de lesão. Em relação aos titulares, caso Milito opte por mudanças, duas opções vêm se mostrando mais claras, com as entradas de Lyanco e Rubens.
O primeiro pode assumir lugar na defesa, substituindo Fuchs, ao passo que o segundo pode entrar até mesmo na vaga de Bernard. Nesses cenários, o técnico do Galo tem ainda a opção de deslocar Franco para a direita e reforçar a marcação contra o ataque Tricolor.
O Fluminense chega a Belo Horizonte com a vantagem do empate para avançar para às semifinais da Libertadores. Caso confirme, inclusive, a classificação, será a primeira vez na história que o Tricolor chega por dois anos seguidos entre os quatro primeiros do continente. Vale lembrar que o Flu é o atual campeão.
A dúvida do técnico Mano Menezes é a presença de Thiago Silva. O Monstro viajou com a delegação para Minas Gerais, mas ainda é dúvida por conta de dores no tornozelo. No meio-campo, Mano deve optar por Lima no lugar de Martinelli.
No ataque, Cano disputa vaga com Kauã Elias. Como o argentino ficou muito tempo fora e voltou a ser titular com a equipe no fim de semana, diante do Botafogo, o jovem pode ser opção na equipe.
O que dizem os números do confronto?
Ao longo da história, Galo e Flu já se enfrentaram 82 vezes, com 34 vitórias do Atlético, 25 empates e 23 triunfos do Fluminense. Nos últimos três encontros, incluindo o jogo de ida, foram duas vitórias do time carioca e um empate.
Desses 82 jogos, o Galo venceu por dois ou mais gols de diferença em 17 oportunidades, sendo a última em 2023. No domingo (22), o Alvinegro goleou o Bragantino por 3 a 0 na Arena MRV, resultado que também daria a classificação diante do Fluminense.
O Tricolor, por sua vez, perdeu por essa vantagem pela última vez há nove jogos. Em 10 de agosto, o Flu foi superado por 2 a 0 pelo Vasco, resultado que representaria a eliminação no jogo desta quarta.
Atlético x Fluminense
Provável Atlético
Everson; Bruno Fuchs (Lyanco); Battaglia e Alonso; Gustavo Scarpa, Alan Franco, Fausto Vera, Bernard (Rubens) e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Provável Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Thiago Silva (Antônio Carlos) e Marcelo; Facundo Bernal; Lima e Paulo Henrique Ganso; Serna, Arias e Kauã Elias (Cano). Técnico: Mano Menezes.
Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 25 de setembro de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Jhon León (COL) e Jhon Gallego (COL)
VAR: Jhon Perdomo (COL)