Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Três zagueiros? Cuca comenta possibilidade de adotar esquema no Atlético

Cuca admitiu que pensa na formação, mas que características dos jogadores precisam contribuir

Cuca durante Atlético Bucaramanga 0 x 1 Atlético, pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana 2025

O técnico Cuca comentou sobre a possibilidade de adotar um esquema tático com três zagueiros no Atlético. Em entrevista coletiva pós-jogo nessa quinta-feira (24), o treinador afirmou que há planos para essa formação, mas que até então as características dos defensores não combinam com esse plano de jogo.

“Sim, a gente tem trabalhado essa possibilidade, mas em alguns momentos as características dos zagueiros não combinam. Para fazer uma trinca de zagueiros, tem que ter aquele que saiba fazer a sobra, tem que ter aquele que saiba fazer a saída de bola por um lado, por outro”, iniciou Cuca.

“Neste jogo (contra o Flamengo), não teremos o Lyanco. Tem que pesar isso tudo. Às vezes você não precisa ter três zagueiros específicos para isso. Hoje (quinta-feira), quando dominamos o jogo, tivemos o Fausto Vera fazendo isso e conseguimos por o time deles para trás. Criamos chances, perdemos gols, com essa saída de três utilizando o Fausto Vera”, completou.

A pergunta foi feita em um momento no qual o Atlético não tinha um primeiro volante para Atlético 0 x 1 Atlético Bucaramanga-COL, nessa quinta, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Apesar da derrota, o Galo avançou ao vencer nos pênaltis por 3 a 1.

Leia também

Para o duelo com o Bucaramanga, Cuca recorreu ao argentino Fausto Vera, que estava fora dos planos e não era relacionado para uma partida há quatro jogos (desde 1º de junho), chegando a ser colocado como negociável. O estrangeiro “ressurgiu” como opção pois o equatoriano Alan Franco, titular, estava suspenso após expulsão na ida, enquanto Patrick Silva trata uma fratura por estresse na região lombar.

Destaca-se que Patrick e Franco podem fazer a função de primeiro volante, mas atuam majoritariamente como segundo ou terceiro homens de meio-de-campo. No mercado, o Galo trata como prioridade a contratação de um jogador de contenção no meio-de-campo.

Diante do Bucaramanga, o Galo teve Lyanco e Junior Alonso como dupla de zaga, algo recorrente na temporada 2025. Vitor Hugo, Igor Rabello, Iván Roman e Rômulo foram os zagueiros disponíveis no banco de reservas.

Contra o Flamengo

O Atlético agora enfrentará o Flamengo. A bola vai rolar às 20h30 (de Brasília) de domingo (27) no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida, como mencionado por Cuca, Lyanco será desfalque por suspensão pelo acúmulo de cartões no Brasileirão. Já Franco voltará a ser opção para Cuca no meio-de-campo.

A tendência é de que o Atlético tenha outras baixas de atletas no DM, como: Guilherme Arana, lateral-esquerdo titular (pequena lesão na coxa esquerda); Renzo Saravia, lateral-direito (infecção respiratória - sinusite e bronquite); Caio Maia, meia-atacante (ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho direito); e o atacante Cadu (rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito).

Já Rubens, meio-campista titular e lateral-esquerdo, está de saída do Atlético. O Galo vai negociar o jogador com o Dínamo Moscou, da Rússia.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.