O
“Sim, a gente tem trabalhado essa possibilidade, mas em alguns momentos as características dos zagueiros não combinam. Para fazer uma trinca de zagueiros, tem que ter aquele que saiba fazer a sobra, tem que ter aquele que saiba fazer a saída de bola por um lado, por outro”, iniciou Cuca.
“Neste jogo (contra o Flamengo), não teremos o Lyanco. Tem que pesar isso tudo. Às vezes você não precisa ter três zagueiros específicos para isso. Hoje (quinta-feira), quando dominamos o jogo, tivemos o Fausto Vera fazendo isso e conseguimos por o time deles para trás. Criamos chances, perdemos gols, com essa saída de três utilizando o Fausto Vera”, completou.
A pergunta foi feita em um momento no qual o Atlético não tinha um primeiro volante para Atlético 0 x 1 Atlético Bucaramanga-COL, nessa quinta, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Apesar da derrota, o Galo avançou ao vencer nos pênaltis por 3 a 1.
Para o duelo com o Bucaramanga, Cuca recorreu ao argentino Fausto Vera, que estava fora dos planos e não era relacionado para uma partida há quatro jogos (desde 1º de junho), chegando a ser colocado como negociável. O estrangeiro “ressurgiu” como opção pois o equatoriano Alan Franco, titular, estava suspenso após expulsão na ida, enquanto Patrick Silva trata uma fratura por estresse na região lombar.
Destaca-se que Patrick e Franco podem fazer a função de primeiro volante, mas atuam majoritariamente como segundo ou terceiro homens de meio-de-campo. No mercado, o Galo trata como prioridade a contratação de um jogador de contenção no meio-de-campo.
Diante do Bucaramanga, o Galo teve Lyanco e Junior Alonso como dupla de zaga, algo recorrente na temporada 2025. Vitor Hugo, Igor Rabello, Iván Roman e Rômulo foram os zagueiros disponíveis no banco de reservas.
Contra o Flamengo
O Atlético agora enfrentará o Flamengo. A bola vai rolar às 20h30 (de Brasília) de domingo (27) no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida, como mencionado por Cuca, Lyanco será desfalque por suspensão pelo acúmulo de cartões no Brasileirão. Já Franco voltará a ser opção para Cuca no meio-de-campo.
A tendência é de que o Atlético tenha outras baixas de atletas no DM, como: Guilherme Arana, lateral-esquerdo titular (pequena lesão na coxa esquerda); Renzo Saravia, lateral-direito (infecção respiratória - sinusite e bronquite); Caio Maia, meia-atacante (ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho direito); e o atacante Cadu (rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito).
Já Rubens, meio-campista titular e lateral-esquerdo, está de saída do Atlético. O Galo vai negociar o jogador com o Dínamo Moscou, da Rússia.