Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Os primeiros desafios de Davide Ancelotti ao assumir o comando do Botafogo

Aos 35 anos, jovem técnico italiano inicia trabalho no Glorioso e tem desafios para reestruturar a equipe visando os torneios do segundo semestre

Davide Ancelotti, à direita, conversa com Alex Telles e Marlon Freitas, ao centro, no CT do Botafogo

O trabalho de Davide Ancelotti como técnico do Botafogo teve início nesta terça (8). Anunciado como treinador do Glorioso, o italiano terá a primeira experiência no comando de uma equipe profissional, e, abaixo, a Itatiaia Esporte apresenta os primeiros desafios que o jovem terá na formação da equipe para o segundo semestre de 2025.

O italiano desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça (8), teve o primeiro contato com o grupo e comandou a atividade no CT Lonier ainda na mesma tarde.

Para estar na área técnica contra o Vasco, no sábado (12) pelo Brasileirão, Davide Ancelotti precisa ser regularizado junto à CBF. Caso não seja a tempo, Cláudio Caçapa deve comandar o time.

Definir a nova dupla de zaga

A lesão de Bastos, que passou por cirurgia, e a iminente saída de Jair, negociado com o Nottingham Forest, Davide Ancelotti terá como primeira missão definir a nova dupla de zaga.

Alexander Barboza é titular absoluto e pilar da equipe desde 2024, atuando pelo lado esquerdo. Kaio Fernando surge como principal opção, além de David Ricardo e Serafim.

Adaptação dos reforços

Na janela antes do Mundial de Clubes, o Botafogo contratou cinco reforços: Cristhian Loor (G), Kaio Pantaleão (Z), Álvaro Montoro (M), Joaquín Correa (A) e Arthur Cabral (A).

Os atletas, portanto, já estão integrados ao grupo há cerca de um mês, mas tiveram poucos minutos durante o torneio nos Estados Unidos. A expectativa é pela evolução.

Encaixe do setor ofensivo

A chegada de reforços e a saída de Igor Jesus, pilar da equipe desde 2024, indicam um novo setor ofensivo do Botafogo a partir de julho.

O encaixe - da definição dos titulares à formação tática - é um dos principais desafios de Davide Ancelotti, que chega com a responsabilidade de por em prática o “Botafogo Way”.

Davide Ancelotti observa atividade do Botafogo no CT Lonier

Mergulho no futebol brasileiro e sul-americano

Além das questões relacionados ao próprio time, Davide Ancelotti terá que “mergulhar” no futebol do continente para conhecimento dos adversários na Série A, Libertadores e Copa do Brasil.

Nos últimos meses, como membro da comissão de Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira, Davide já monitorava os principais times do país e seu destaques, mas agora terá que expandir o olhar.

Isso tudo enquanto se adapta ao calendário. Antes de começar a disputar as fases eliminatórias da Liberta e da Copa do Brasil, serão cinco rodadas do Brasileirão em 15 dias.

A agenda de jogos do Botafogo

Davide assume o Glorioso nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. No Brasileirão, o Botafogo quer entrar na disputa pelas primeiras posições após largada irregular.

O próximo compromisso é contra o Vasco, pela 13ª rodada da Série A, no sábado (12).

Na copa do Brasil, os confrontos com o Bragantino serão em 29 de julho e 6 de agosto. Os jogos contra a LDU, pela Libertadores, serão nos dias 14 e 21 de agosto.

  • 12/7 - Vasco x Botafogo, no Mané Garrincha, em Brasília (Campeonato Brasileiro)
  • 16/7 - Botafogo x Vitória, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (Campeonato Brasileiro)
  • 20/7 - Sport x Botafogo, na Ilha do Retiro, em Recife (Campeonato Brasileiro)
  • 23/7 - Grêmio x Botafogo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (Campeonato Brasileiro)
  • 26/7 - Botafogo x Bragantino, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (Campeonato Brasileiro)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.