Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo e Seleção Brasileira: CBF confirma condição do contrato de Davide Ancelotti

O treinador italiano assina com o Glorioso até dezembro de 2026 e deixa comissão técnica de Carlo Ancelotti, mas será pontualmente convocado para a Copa do Mundo de 2026

Carlo e Davide Ancelotti durante treino da Seleção Brasileira na Neo Química Arena, em São Paulo

Com o objetivo de estabelecer-se como treinador, Davide Ancelotti deixou a comissão técnica de Carlo Ancelotti, seu pai, na Seleção Brasileira, e foi anunciado pelo Botafogo nesta terça (8). A CBF confirmou a saída de Davide, mas revelou que há uma cláusula para um retorno do profissional para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos.

“Davide Ancelotti está liberado de suas funções na comissão técnica da Seleção Brasileira e, em comum acordo entre as partes, será convocado pontualmente para a preparação final rumo à Copa do Mundo da FIFA de 2026", publicou a CBF em nota oficial.

Será a primeira experiência do profissional como técnico principal de uma equipe. Aos 35 anos, Davide é filho de Carlo Ancelotti, e fez parte da comissão técnica do pai nos últimos 13 anos.

Davide chega ao Glorioso acompanhado por Luis Tevenet, auxiliar técnico de Diego Simeone na última temporada do Atlético de Madrid, Andrew Mangan, assistente do Stockton, e Luca Guerra, preparador físico do Istra, da Itália. O clube ainda deve contratar mais profissionais, como um especialista em bolas paradas.

Davide Ancelotti chega para ser o sétimo treinador do Botafogo sob a gestão de John Textor, proprietário da SAF alvinegra desde 2022. Renato Paiva foi demitido após o Mundial de Clubes.

Davide Ancelotti se apresenta no CT Lonier, no Rio de Janeiro, e assume as atividades junto ao elenco principal nesta terça (8). O próximo jogo é no sábado (12), contra o Vasco, pelo Brasileirão.

Leia também

Após encerrar o trabalho no Real Madrid, Carlo Ancelotti foi apresentado como técnico da Seleção Brasileira. Inicialmente, Davide não foi confirmado pela CBF como parte da comissão.

Neste período, Davide teve proposta para assumir o Rangers, da Escócia, mas a contratação não foi concretizada. O Como, da primeira divisão da Itália, também sondou o profissional.

Posteriormente, a CBF anunciou o “reforço’ de Davide à Seleção Brasileira. Agora, como técnico do Botafogo, o jovem será pontualmente reintegrado à Seleção na Copa do Mundo de 2026.

Confira, na íntegra, a nota publicada pela CBF nesta terça (8):

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que foi oficialmente procurada pela direção do Botafogo de Futebol e Regatas, que manifestou interesse na contratação de Davide Ancelotti, atual auxiliar técnico da Seleção Brasileira, para ocupar o cargo de treinador de sua equipe profissional.

A CBF agradeceu a consulta do Botafogo e, a partir daquele momento, foram iniciadas as tratativas.

Davide Ancelotti está liberado de suas funções na comissão técnica da Seleção Brasileira e, em comum acordo entre as partes, será convocado pontualmente para a preparação final rumo à Copa do Mundo da FIFA de 2026.

A CBF acredita que esta experiência à frente de um clube do país, especialmente em se tratando do atual campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores, contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no cotidiano do futebol nacional.

Desejamos a Davide Ancelotti sucesso em seus novos desafios e reafirmamos nossa confiança em seu retorno ainda mais forte à Seleção Brasileira.”

imprensa europeia repercute acerto

Os principais portais da Espanha e da Itália repercutiram o acerto próximo entre Botafogo e Davide nesta segunda (7), como o espanhol “Marca” e o italiano “Gazzetta dello Sport”.

Carreira de Davide Ancelotti

Davide começou a carreira no Paris Saint-Germain em 2012, como preparador físico, seguindo o pai. Atuou na mesma função no Real Madrid e, a partir de 2016, tornou-se auxiliar técnico no Bayern de Munique. Desde então, acompanhou Carlo Ancelotti em passagens por Napoli, Everton e novamente no Real Madrid.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.