Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Davide Ancelotti é anunciado como técnico do Botafogo

Aos 35 anos, o jovem italiano terá primeira experiência no comando de uma equipe profissional

Davide Ancelotti será o novo treinador do Botafogo

Davide Ancelotti é o novo treinador do Botafogo. O clube carioca oficializou o acerto com o jovem italiano, que fez carreira ao lado do pai Carlo Ancelotti, nesta terça-feira (8). Davide já se apresenta no CT Lonier, no Rio de Janeiro, para ter o primeiro contato com o elenco e comandar a atividade desta tarde.

Será a primeira experiência do profissional como técnico principal de uma equipe. Aos 35 anos, Davide é filho de Carlo Ancelotti, e fez parte da comissão técnica do pai nos últimos 13 anos.

O contrato de Davide Ancelotti com o Glorioso será válido até dezembro de 2026. No contrato, existe a cláusula que o permite trabalhar na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

Davide chega ao Glorioso acompanhado por Luis Tevenet, auxiliar técnico de Diego Simeone na última temporada do Atlético de Madrid, Andrew Mangan, assistente do Stockton, e Luca Guerra, preparador físico do Istra, da Itália. O clube ainda deve contratar mais profissionais, como um especialista em bolas paradas.

Davide Ancelotti chega para ser o sétimo treinador do Botafogo sob a gestão de John Textor, proprietário da SAF alvinegra desde 2022. Renato Paiva foi demitido após o Mundial de Clubes.

Após a campanha nos Estados Unidos, o elenco alvinegro reapresentou-se nesta segunda (7), no CT Lonier. Cláudio Caçapa, auxiliar técnico permanente, estava no comando das atividades.

Leia também

Para o Botafogo, “a contratação de Davide Ancelotti representa mais um passo estratégico no fortalecimento do projeto esportivo da SAF, com base em inovação, ambição e protagonismo internacional.” O clube ainda destacou outros pontos.

  • Treinador jovem, preparado e com forte ambição de construir seu próprio legado, em total alinhamento com o projeto de desenvolvimento estrutural e esportivo do Botafogo Way;
  • Reconhecimento no mercado internacional como um dos treinadores mais promissores de sua geração;
  • Perfil global, com vivência nos maiores clubes do mundo, atuando como auxiliar técnico de Carlo Ancelotti - atual treinador da Seleção Brasileira;
  • Experiência direta na elite do futebol europeu, tendo trabalhado em gigantes como Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli, PSG e Everton;
  • Formação sólida e moderna, com papel fundamental no desenvolvimento da metodologia de treinos utilizada por Carlo Ancelotti;
  • Participação ativa na elaboração de estratégias de jogo em contextos de altíssima exigência competitiva, como Champions League, grandes ligas nacionais e torneios continentais;
  • Representa uma decisão estratégica da diretoria e da holding em apostar na juventude, na inovação e na alta performance como pilares do futuro;
  • Total alinhamento com os valores da SAF Botafogo: ambição, profissionalismo e protagonismo internacional;
  • Reforça o posicionamento do Botafogo como um dos projetos mais modernos, ousados e relevantes do futebol sul-americano.

E o cargo na Seleção Brasileira?

Após encerrar o trabalho no Real Madrid, Carlo Ancelotti foi apresentado como técnico da Seleção Brasileira. Inicialmente, Davide não foi confirmado pela CBF como parte da comissão.

Neste período, Davide teve proposta para assumir o Rangers, da Escócia, mas a contratação não foi concretizada. O Como, da primeira divisão da Itália, também sondou o profissional.

Posteriormente, a CBF anunciou o “reforço’ de Davide à Seleção Brasileira. Agora, como técnico do Botafogo, o jovem será pontualmente reintegrado à Seleção na Copa do Mundo de 2026.

imprensa europeia repercute acerto

Os principais portais da Espanha e da Itália repercutiram o acerto próximo entre Botafogo e Davide nesta segunda (7), como o espanhol “Marca” e o italiano “Gazzetta dello Sport”.

Carreira de Davide Ancelotti

Davide começou a carreira no Paris Saint-Germain em 2012, como preparador físico, seguindo o pai. Atuou na mesma função no Real Madrid e, a partir de 2016, tornou-se auxiliar técnico no Bayern de Munique. Desde então, acompanhou Carlo Ancelotti em passagens por Napoli, Everton e novamente no Real Madrid.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.