Nesta quinta-feira (30), o Palmeiras encerrou sua participação na fase de grupos da
Já classificado às oitavas de final, o Palmeiras entrou em campo sem grandes pretensões esportivas para a partida. O foco estava, realmente, em uma atuação digna para homenagear o atacante Endrick,
A partida foi de um Palmeiras que teve o controle da posse de bola, mas sofreu para conseguir furar o forte bloqueio defensivo do San Lorenzo. Foram poucas oportunidades claras de gol da equipe de Abel Ferreira, que só conseguiu ser mais incisiva na reta final do segundo tempo.
O empate deixou o Palmeiras com 14 pontos, na liderança do Grupo F. O San Lorenzo, com oito pontos, ficou na segunda colocação. Sem a vitória, o Verdão não conseguiu ultrapassar o Atlético e ter a melhor campanha da primeira fase da Libertadores.
As oitavas de final da Libertadores serão definidas em sorteio nesta segunda-feira (3), mas só serão disputadas em agosto. Antes disso, neste domingo (2), o Palmeiras encara o Criciúma, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras volta a campo neste domingo (2) pelo Campeonato Brasileiro. A equipe paulista visita o Criciúma, pela 7ª rodada do torneio nacional, no Heriberto Hulse, em Criciúma, interior de Santa Catarina.
Clima de despedida
Os palmeirenses que lotaram as arquibancadas do Allianz Parque não estavam lá somente para ver mais um jogo do Palmeiras. O duelo, afinal, marcou também a despedida do jovem Endrick, que se apresentará à Seleção Brasileira na próxima semana, antes de ir ao Real Madrid.
O foco, portanto, ficou inteiramente no camisa 9, que entrou em campo aos prantos ao se deparar com a maior das homenagens. A torcida do Palmeiras recebeu a jovem estrela no gramado com sua foto em mosaico, acompanhada dos dizeres “até logo”.
Crias da Academia
O time que iniciou em campo teve novidades surpreendentes do técnico Abel Ferreira. O treinador optou por montar um sistema ofensivo inteiramente com jovens das categorias de base do Palmeiras: Endrick, Estevão e Luis Guilherme.
Foi a primeira vez que os três jovens atuaram juntos em um jogo do Palmeiras desde seu início, considerando até mesmo compromissos nas categorias de base. Se Endrick já está vendido, Estevão e Luis Guilherme lidam constantemente com o assédio de outros grandes europeus.
5-4-1
Ciente de que precisaria apenas de um empate para se confirmar na próxima fase, o San Lorenzo adotou postura totalmente defensiva no Allianz Parque. A equipe argentina atuou a maior parte do jogo com 11 homens no campo de defesa.
A linha de cinco defensiva, que apostou nos duelos físicos, praticamente anulou as chegadas do Palmeiras, que tinha a posse da bola mas pouco agredia.
Não valeu!
Quando Gustavo Gómez subiu sozinho e abriu o placar para o Palmeiras, a torcida alviverde se aliviou sabendo que a retranca argentina havia sido superada. A arbitragem, porém, frustrou o sentimento da equipe mandante.
No lance, Gustavo Gómez estava à frente da linha defensiva do San Lorenzo quando tocou de cabeça e marcou o gol. O VAR não demorou a concluir que a decisão de campo, pela anulação, estava correta.
Jogo picotado
A catimba do San Lorenzo pareceu ganhar força com a condução do árbitro da partida. O jogo ficou marcado pelo excesso de faltas marcadas pela arbitragem, geralmente acompanhadas de solicitações para atendimento médico.
Com o jogo cada vez mais pausado por cera, os jogadores do Palmeiras passaram a jogar com cada vez mais pressa, acelerando o jogo e priorizando lançamentos diretos.
O último ato
Endrick se despediu da torcida do Palmeiras aos 26 minutos do segundo tempo. Nesta altura do jogo, ele foi substituído por Rômulo, ao que pareceu uma escolha técnica por parte de Abel Ferreira.
O jovem palestrino, no momento em que a placa subiu, deixou o campo lentamente e ovacionado pela torcida alviverde. Os torcedores gritaram o nome do jogador, que também foi homenageado pelo sistema de som do estádio.
Palmeiras x San Lorenzo
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga (Flaco López); Estêvão (Rony), Luis Guilherme e Endrick (Rômulo). Técnico: Abel Ferreira
San Lorenzo
Facundo Altamirano; Agustín Giay, Gonzalo Melli, Johan Romaña, Gastón Campi, Malcom Braida; Eric Remedi, Elian Irala; Alexis Cuello, Iván Leguizamón; Adam Bareiro Técnico: Leandro Romagnoli
Motivo: sexta rodada da Copa Libertadores
Data e horário: 30 de maio de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Felipe González (CHI)
Auxiliares: Cláudio Urrutia (CHI) e Juan Serrano (CHI)
Árbitro de vídeo: Fernando Vejar (CHI)
Gols:
Cartões amarelos:
Cuello e Romaña, do San Lorenzo
Richard Ríos, do Palmeiras
Cartões vermelhos: