Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

STJD toma decisão sobre presença de público em Sport x Ceará

Apesar de pedido da Federação Cearense de Futebol, partida válida pelas quartas de final do certame regional será realizada com presença de público, na Arena de Pernambuco

Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), será palco do confronto

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, nesta sexta-feira (5), que o jogo entre Sport e Ceará, válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste, será realizado com presença de público. O órgão indeferiu o pedido da Federação Cearense de Futebol (FCF) para que o encontro fosse adiado ou ocorresse com portões fechados.

O auditor-relator do caso e vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua, seguiu a recomendação do procurador-geral Ronaldo Piacente.

“Todas as autoridades responsáveis pela segurança pública e as entidades responsáveis pela organização dentro do Estádio foram categóricas quanto à garantia da segurança de todos envolvidos, inclusive no trajeto da equipe visitante, fato que foge do espectro de competência da Justiça Desportiva, neste particular, e pelo qual deve ela se submeter. Pelo exposto, mantenho a decisão tal como lançada”, escreveu Bevilacqua.

Inclusive, o Rubro-Negro pernambucano já começou a vender os ingressos para a partida. Apesar disso, as torcidas organizadas do Sport seguem proibidas de frequentar o estádio. O Setor Sul da Arena, destinado a elas, ficará parcialmente interditado.

Dessa forma, a tabela divulgada inicialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está mantida. Os atuais finalistas da competição jogarão na próxima quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Entenda o caso

O departamento jurídico do Ceará enviou, nesta quinta-feira (4), uma notificação ao STJD pedindo o adiamento da partida. O clube cearense alega que é preciso mais tempo para que o órgão analise o pedido da FCF para que esse jogo não ocorra em Pernambuco.

O Vozão entende que não há segurança para a realização do encontro. Isso porque, em 22 de fevereiro, o ônibus da delegação do Fortaleza foi atacado por membros de uma torcida organizada do Sport, após o 1 a 1 pela Copa do Nordeste. Seis jogadores ficaram feridos.

Em resposta a um ofício mandando pelo STJD, questionando se procedia a falta de segurança para a partida, a Polícia Militar de Pernambuco informou que o ideal é que o confronto seja realizado de portões fechados. O Sport já foi punido com oito jogos sem torcedores, mas conseguiu efeito suspensivo até ser julgado pelo Pleno, a última instância do tribunal desportivo.

Esse julgamento está marcado para a próxima terça-feira (9), um dia antes do jogo contra o Ceará. Isso não deve impedir o confronto pelo Nordestão com torcida, mesmo que o Sport tenha a pena confirmada, já que os pernambucanos já começaram a vender os ingressos.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.