Ouvindo...

Times

STJD toma decisão sobre presença de público em Sport x Ceará

Apesar de pedido da Federação Cearense de Futebol, partida válida pelas quartas de final do certame regional será realizada com presença de público, na Arena de Pernambuco

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, nesta sexta-feira (5), que o jogo entre Sport e Ceará, válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste, será realizado com presença de público. O órgão indeferiu o pedido da Federação Cearense de Futebol (FCF) para que o encontro fosse adiado ou ocorresse com portões fechados.

O auditor-relator do caso e vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua, seguiu a recomendação do procurador-geral Ronaldo Piacente.

“Todas as autoridades responsáveis pela segurança pública e as entidades responsáveis pela organização dentro do Estádio foram categóricas quanto à garantia da segurança de todos envolvidos, inclusive no trajeto da equipe visitante, fato que foge do espectro de competência da Justiça Desportiva, neste particular, e pelo qual deve ela se submeter. Pelo exposto, mantenho a decisão tal como lançada”, escreveu Bevilacqua.

Inclusive, o Rubro-Negro pernambucano já começou a vender os ingressos para a partida. Apesar disso, as torcidas organizadas do Sport seguem proibidas de frequentar o estádio. O Setor Sul da Arena, destinado a elas, ficará parcialmente interditado.

Dessa forma, a tabela divulgada inicialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está mantida. Os atuais finalistas da competição jogarão na próxima quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Entenda o caso

O departamento jurídico do Ceará enviou, nesta quinta-feira (4), uma notificação ao STJD pedindo o adiamento da partida. O clube cearense alega que é preciso mais tempo para que o órgão analise o pedido da FCF para que esse jogo não ocorra em Pernambuco.

O Vozão entende que não há segurança para a realização do encontro. Isso porque, em 22 de fevereiro, o ônibus da delegação do Fortaleza foi atacado por membros de uma torcida organizada do Sport, após o 1 a 1 pela Copa do Nordeste. Seis jogadores ficaram feridos.

Em resposta a um ofício mandando pelo STJD, questionando se procedia a falta de segurança para a partida, a Polícia Militar de Pernambuco informou que o ideal é que o confronto seja realizado de portões fechados. O Sport já foi punido com oito jogos sem torcedores, mas conseguiu efeito suspensivo até ser julgado pelo Pleno, a última instância do tribunal desportivo.

Esse julgamento está marcado para a próxima terça-feira (9), um dia antes do jogo contra o Ceará. Isso não deve impedir o confronto pelo Nordestão com torcida, mesmo que o Sport tenha a pena confirmada, já que os pernambucanos já começaram a vender os ingressos.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais