Ouvindo...

Grêmio e Juventude decidem quem avança à final do Gauchão neste sábado

Em vantagem no placar, Tricolor visita o Papo no Jaconi

Fabio Matias, técnico do Juventude, e Gustavo Quinteros, técnico do Grêmio

Grêmio e Juventude decidem, neste sábado (1), às 16h30 (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, quem avança à final do Campeonato Gaúcho. No jogo de ida da semifinal, o Tricolor venceu por 2 a 1, e se garante na decisão apenas com um empate, enquanto o time da casa precisa reverter o placar para seguir na competição.

Em vantagem na busca pelo octacampeonato, ainda assim o Grêmio se mantém focado na decisão deste sábado (1). Após a arbitragem ser a grande “vilã” para o Tricolor no jogo de ida, a equipe precisa liquidar a partida contra o Ju logo no início, uma vez que a diferença no placar não é tão grande.

A conquista do oitavo campeonato em sequência para o Grêmio é a sua grande prioridade no primeiro semestre de 2025. A marca só foi alcançada pelo rival Inter, em 1976, quando o Colorado conquistou a maior série de títulos consecutivos no Rio Grande do Sul, ganhando todos os campeonatos regionais de 1969 a 1976.

Além de reforçar a rivalidade, a meta é histórica para o Tricolor, que vem de uma hegemonia de títulos no RS desde 2018.

Já o Juventude, vice-campeão em 2024, busca novamente a vaga na final. O time da Serra se destacou mais uma vez neste ano, ficando apenas um ponto atrás do líder Inter. Campeão em 1998, o Papo busca sua oitava final de estadual na história.

Além de precisar reverter a desvantagem no placar, o Jaconero também chega mais pressionado após sua eliminação na Copa do Brasil, na última terça-feira (25), ao perder para o Maringá. Com a derrota, o Papo deixou de conquistar R$ 1.543.500.

Escalação do Grêmio

O Grêmio terá dois desfalques importantes: o atacante Amuzu, que sofreu uma pancada nos treinos, e o zagueiro Rodrigo Ely, lesionado na coxa. Em contrapartida, o técnico Gustavo Quinteros poderá contar com o retorno de Pavon e a estreia de Luan Cândido.

Para substituir Amuzu, Monsalve e Pavon são opções, enquanto Jemerson deve formar a dupla de zaga com Wagner Leonardo.

Escalação do Juventude

Já o Juventude pode ter mudanças para buscar a classificação. Alan Ruschel pode entrar na lateral no lugar de Marcos Paulo, enquanto Felipinho segue como dúvida. No meio-campo, Mandaca pode ceder espaço para Jean Carlos, e no ataque, Taliari é opção para substituir Batalla. O centroavante Gilberto segue como dúvida.

O que as equipes precisam para avançar à final?

No jogo de ida, no último sábado (22) , o Tricolor venceu o Papo por 2 a 1, assim precisa apenas de um empate para avançar à final. Uma vitória do Ju por um gol de diferença leva a decisão para as penalidades.

Já o Juventude precisa vencer por dois gols de diferença no tempo normal para avançar à final. Uma vitória por um gol de diferença leva a decisão para as penalidades.

Juventude x Grêmio

Juventude

Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Felipinho (ou Alan Ruschel); Giraldo, Jadson e Jean Carlos (ou Mandaca); Ênio (ou Giovanny), Batalla (ou Taliari) e Erick Farias. Técnico: Fábio Mattias.

Grêmio

Grando; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Villasanti, Cuéllar, Christian Oliveira, Monsalve e Cristaldo (Pavon); Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

Motivo: Jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho

Data e horário: 1 de março de 2025, às 16h30 (de Brasília)

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul - RS

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Maíra Moreira e Tiago Diel (RS)

VAR: Caio Max (RN)

Transmissão: RBS TV, SPORTV e Premiere

Leia também

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.