O Campeonato Brasileiro Feminino 2025 começa neste sábado (22). A competição contará com 16 clubes, que vão disputar o título máximo do futebol feminino nacional. Neste ano, o torneio promete uma briga mais acirrada pela taça.
Nesta temporada, as equipes que estão na elite do futebol brasileiro são: América, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária-SP, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Instituto 3B-AM, Internacional, Juventude, Palmeiras, Real Brasília-DF, Red Bull Bragantino, São Paulo e Sport.
As novidades deste ano são Bahia, Instituto 3B, Juventude e Sport, que subiram da Série A2 na última temporada.
Formato de disputa
Assim como em anos anteriores, o campeonato é dividido em duas fases. Na primeira etapa, os 16 clubes se enfrentam em turno único. Após 15 rodadas, os oito melhores colocados na tabela avançam para as quartas de final.
A fase eliminatória será toda decidida em jogos de ida e volta. A previsão, segundo calendário divulgado pela CBF, é que as quartas de final comecem no dia 10 de agosto. A grande decisão do campeonato está prevista para o dia 14 de setembro.
A grande novidade da temporada é a mudança no número de clubes que serão rebaixados para a Série A2. Neste ano, apenas dois times vão cair para a segunda divisão. A ação foi tomada pela CBF para elevar o número de equipes nas próximas temporadas. O objetivo da entidade é que o Brasileiro Feminino tenha 20 clubes, como no campeonato masculino.
Favoritos ao título
Apesar da derrota na final da Supercopa do Brasil, o Corinthians segue como o principal favorito ao título. Neste ano, a equipe paulista vai em busca do sexto campeonato consecutivo.
Mas, apesar da hegemonia alvinegra nos últimos anos, algumas outras equipes têm despontado como fortes concorrentes para desbancar o Timão. Entre os principais adversários das Brabas estão o Palmeiras, que venceu o Campeonato Paulista em cima do Corinthians em 2024, e o São Paulo, que superou o rival na final da Supercopa neste ano.
O Tricolor Paulista também vem de uma boa campanha no Brasileiro de 2024, quando foi finalista da competição.
Primeira rodada do Brasileiro Feminino A1
Sábado - 22 de março
- Juventude x América - 16h - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves-RS
- Internacional x Bahia - 16h - Sesc Protásio Alves, Porto Alegre
- Palmeiras x Red Bull Bragantino - 21h - Arena Barueri, Barueri-SP
Domingo - 23 de março
- Ferroviária x Sport - 16h - Arena Fonte Luminosa, Araraquara-SP
- Instituto 3B x Fluminense - 18h - Arena da Amazônia, Manaus
- Cruzeiro x Grêmio - 18h30 - Castor Cifuentes, Nova Lima
Segunda-feira - 24 de março
- Real Brasília x Corinthians - 19h - Valmir Campelo Bezerra, Gama-DF