O goleiro Tadeu, de 32 anos, foi o personagem do 2 a 1 do Goiás sobre o Ceará, na noite desta segunda-feira (12), no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. O jogo foi válido pela 20ª rodada da Série B do Brasileiro.
Ele falhou no gol de Aylon, do Vozão, mas depois marcou duas vezes, ambos de pênalti, para empatar e depois virar o placar. Houve duas reclamações do elenco do Ceará: dois toques de Tadeu na primeira cobrança, e no pênalti sobre Thiago Galhardo, no segundo.
O Goiás chegou aos 28 pontos, pulando para o 9º lugar. O Ceará ficou nos 29 pontos, e está em sétimo, a quatro do América, quarto colocado e que fecha o G4 da Série B neste momento. O Santos lidera com 37 pontos.
O jogo marcou o reencontro entre Vágner Mancini, técnico do Goiás, e seu ex-time. Ele foi demitido do Ceará no fim de junho, passou depois pelo Atlético-GO, na Série A, também saiu e agora está no Goiás. Mancini foi substituído no Vozão por Léo Condé, que não estava no banco de reservas em Goiânia.
O atual treinador se recupera de uma cirurgia no intestino. Ele já voltou a comandar os treinamentos, mas foi aconselhado pelos médicos a ainda não viajar de avião. O auxiliar Anderson Batatais esteve na lateral do campo.
Com conhecimento de métodos de trabalho dos dois lados, já que Batatais foi auxiliar de Mancini, o jogo foi bem disputado. O Ceará fez o seu gol aos 12 minutos, em uma falha de Tadeu. Matheus Bahia cruzou da esquerda, o goleiro não segurou e a bola sobrou para Aylon marcar.
A redenção de Tadeu foi aos 33 minutos, e de maneira pouco usual para um goleiro. Ele pediu para bater o pênalti marcado após a bola bater no braço de Lourenço, em lance duvidoso.
A torcida chegou a vaiá-lo, resquício da falha no gol de Aylon, mas ele bateu com tranquilidade e depois nem comemorou, colocando a mão no peito pedindo desculpa por ter entregue um gol ao rival. Jogadores do Ceará reclamaram que Tadeu deu dois toques ao chutar, mas a arbitragem ignorou.
O segundo tempo foi movimentado, e os times tiveram chances de marcar. O Ceará com Erick Pulga, o Goiás com Mateus Gonçalves. No finalzinho, David Ricardo dividiu a bola com Thiago Galhardo dentro da área, e o pênalti foi marcado. Tadeu cobrou de novo e garantiu a vitória do time da casa.
Próximos jogos
O Goiás vai visitar a Ponte Preta na próxima sexta-feira (16), em Campinas, pela 21ª rodada da Série B. O jogo será às 19h (de Brasília). O Ceará recebe na Arena Castelão, em Fortaleza, o Mirassol no próximo sábado (17), às 17h (de Brasília).
Goiás 2 x 1 Ceará
Goiás
Tadeu; Dieguinho, Messias, Reynaldo (David Braz) e Sander; Marcão, Aloisio e Luiz Henrique (Régis); Welliton Matheus, Ángelo Rodríguez (Thiago Galhardo) e Rildo (Mateus Gonçalves). Técnico: Vágner Mancini.
Ceará
Richard; Rafael Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; De Lucca, Lourenço (Jean Irmer) e Lucas Mugni (Recalde); Saulo Mineiro (Talisson), Aylon (Lucas Rian) e Erick Pulga. Técnico: Anderson Batatais.
Gols
Tadeu, de pênalti, (33min1ºT) e (54mindo2ºT) para o Goiás
Aylon (12min1ºT) para o Ceará
Cartões Amarelos
Reynaldo, Luiz Henrique (Goiás); Aylon, De Lucca, David Ricardo (Ceará)
Motivo: 20ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 12 de agosto de 2024, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Thayse Marques Fonseca (ambos do RJ)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)