Ouvindo...

Fluminense recebe o Fortaleza no limite do Z4; Leão busca vitória para colar no líder

Confronto desta sexta-feira (22), no Maracanã, tem adversários com objetivos distintos na competição a cinco rodadas do fim

Ganso e Arias devem enfnetar o Fortaleza, na sexta (22)

Com o Brasileirão afunilando, as partidas das rodadas finais se tornam importantes por motivos distintos para os adversários.

Nesta sexta-feira (22), o Fluminense recebe o Fortaleza no Maracanã, no Rio, precisando vencer para se afastar da zona do rebaixamento. Do outro lado, se ganhar, o time cearense encosta na liderança e deixará o sonho do inédito título ainda mais vivo.

Veja a classificação da Série A do Brasileiro

O Fluminense está na 16ª colocação, no limite do Z4, com 34 pontos. Os resultados na rodada até agora não foram bons, como o empate do Juventude contra o Grêmio e os triunfos de Vitória e Athletico-PR. A vantagem para o Criciúma, 17º e primeiro time dentro da zona do descenso, é no número de vitórias, 10 a 9, já que ambos têm 37 pontos.

Mas se bater o Fortaleza, o Flu passa o Juventude e vai a 15º, com 40 pontos, com a mesma pontuação do que Grêmio e Athletico, apesar de perder no saldo de gols. Seria um alívio momentâneo, mas um alívio.

O Fortaleza está na terceira colocação na tabela de classificação da Série A, com 63 pontos, seis atrás do Botafogo, líder com 69, e quatro abaixo do Palmeiras, segundo com 67. Mas o Leão tem um jogo a menos, justamente este contra o Flu.

Se ganhar encosta novamente no Verdão e vê a desvantagem para o Alvinegro carioca cair a três pontos, a quatro rodadas do fim. Duas rodadas atrás esta diferença era de sete pontos.

Uma vitória, portanto, é fundamental para o time continuar vivo na briga pelo título e também para se aproximar de uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025.

Como vem o Fluminense

Com a volta de cinco titulares, que cumpriram suspensão diante do Internacional, o técnico Mano Menezes tem apenas uma dúvida para escalar o Fluminense: Keno ou Lima.

O camisa 45, no entanto, sai na frente para começar o duelo, após boas atuações recentes. Para o jogo, Mano conta com os retornos de Fábio, Thiago Santos, Ganso, Arias e Kauã Elias ao time inicial. Sendo assim, Martinelli e Bernal devem ser mantidos no meio de campo ao lado do camisa 10.

Se optar por uma equipe mais ofensiva, Keno inicia ao lado de Arias e Kauã Elias, atuando com três atacantes. Kevin Serna é outra opção, mas deve ficar no banco de reservas.

Como vem o Fortaleza

Um dos mais regulares jogadores do time, o volante Matheus Rossetto está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos e não viajou ao Rio. Juan Pablo Vojvoda tem duas opções para a posição: Lucas Sasha, recuperado de lesão muscular, ou Zé Welison.

Vojvoda achou nos últimos jogos uma formação que o agradou no meio de campo, com Rossetto, Hércules e Martinez, ex-América. O argentino está jogando como meia, mas reveza com Hércules a aproximação ao trio de atacantes, hoje formado por Marinho, Lucero e Moisés.

Fluminense x Fortaleza

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Thiago Silva e Diogo Barbosa; Bernal, Martinelli, Lima (Keno) e Ganso; Arias e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez (Kuscevic), Titi e Eros Mancuso; Zé Welison (Lucas Sasha), Hércules e Martinez; Marinho, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Motivo: 34ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 22 de novembro de 2024 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa-ES)
Transmissão: SporTV e Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.