Com um primeiro tempo quase irretocável, o
Agora, a equipe do técnico Luis Zubeldía subiu para 30 pontos e está no quarto lugar, ficando à frente do Bahia pelo saldo de gols (8 x 6). O Tricolor Paulista, por outro lado, deixou o campo repleto de preocupações com
Do lado do Grêmio, a situação continua delicada. O time segue sem vencer como visitante, com apenas um empate em sete jogos. Com isso, ocupa a 18ª posição, com 11 pontos.
Como alento, o Tricolor Gaúcho sai de campo mais confiante pelo futebol apresentado na etapa final em que obrigou o goleiro Rafael a ser um dos destaques da partida.
Próximas partidas
As duas equipes voltam a jogar no próximo domingo (21) pela Série A do Brasileiro. O São Paulo visita o Juventude na Arena Mané Garrincha, em Brasília, às 18h30 (de Brasília). Já o Grêmio recebe o Vitória no estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 11h (de Brasília).
O jogo
Desde o começo, a partida se desenhou a feição do São Paulo. Eram os donos da casa que tentavam propor o jogo enquanto os visitantes se fechavam na defesa para tentar um contra-ataque.
Havia competição de um lado para roubar a bola rápido e criar chances. Havia dispersão do outro lado, que era incapaz de encurtar o espaço de atuação do rival. Era um jogo de puro contraste.
Lucas é gol!
Tudo começou a ficar ainda mais fácil para o São Paulo quando o atacante Lucas arriscou um chute cruzado de fora da área e abriu o placar muito cedo, aos nove minutos. Foi apenas a primeira finalização do confronto.
Amplo domínio
A partir do gol, o Tricolor Paulista se tornou ainda mais impositivo e empilhou três chances claras com Ferreira, Bobabilla e Arboleda, que faz a bola bater no travessão após cabecear.
O Grêmio só assistiu ao jogo até os 43 minutos quando Pavon arriscou um chute colocado com muito perigo. Foi um raro momento em que a equipe pressionou o São Paulo no campo de ataque para roubar a bola e finalizar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o cenário do jogo mudou completamente. O Grêmio retornou com Nathan e Carballo e conseguiu igualar a partida. Até os 15 minutos, a equipe gaúcha criou três grandes oportunidades. Uma delas foi incrivelmente perdida por Soteldo dentro da área.
Alisson sente lesão
No meio dessa pressão do Grêmio, o São Paulo se desnorteou com
São Paulo volta a pressionar
Encurralado, Zubeldía também fez mudanças no Tricolor Paulista, colocando Nestor e Galoppo em ação logo após iniciar um chute perigoso de Luciano, aos 18.
O resultado das trocas também foi imediato. O São Paulo teve duas boas oportunidades justamente com Nestor e Galoppo, que foram defendidas por Marchesin.
Jogo de trocação
A partir de então, as duas equipes alternaram bons momentos no ataque, e o cenário da partida ficou ainda mais imprevisível. Aos 47, o goleiro Rafael fez mais uma grande defesa após uma cabeçada muito perigosa de Rodrigo Ely.
O drama seguiu até os últimos instantes da partida, quando o São Paulo teve o lateral-direito Igor Vinícius expulso por retardar o jogo. No fim, Reinaldo ainda arriscou um chute muito perigoso, mas o placar parecia decidido a ficar do lado dos mandantes.
São Paulo 1 x 0 Grêmio
São Paulo
Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Ferraresi e Welington; Bobadilla, Alisson (Wellington Rato), Lucas (Nestor), Luciano (Galoppo) e Ferreira; Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía.
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Natã (Ronald) e Reinaldo; Dodi (Gustavo Nunes), Pepê (Carballo) e Villasanti; Pavon (Nathan Fernandes), Galdino (Nathan) e Soteldo. Técnico: Alexandre Mendes.
Gol
Lucas (9min1ºT), do São Paulo
Cartões amarelos
Igor Vinícius, Lucas, Zubeldía, Rafafel, Welington, Ferreira (São Paulo); Pepê, Villasanti, Nathan Fernandes (Grêmio)
Cartão vermelho
Igor Vinícius, do São Paulo
Público: 53.168 pessoas
Renda: R$ 3.248.493,00
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 17 de julho de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Gustavo Bauermann (SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Bruno Muller (SC)
Árbitro de vídeo: Igor Benevenuto-FIFA (MG)