Pensar em 2026 e iniciar um novo ciclo pelo Atlético já é missão para o técnico Jorge Sampaoli. Contratado em setembro como substituto de Cuca, o treinador argentino chega na reta final da temporada colecionando insucessos com o elenco que lhe foi dado nesta segunda passagem.
Após a goleada por 3 a 0 sofrida para o Palmeiras nessa quarta-feira (3), o comandante de Hulk e companhia foi perguntado sobre o planejamento e a nova condução para recolocar o Atlético no caminho dos bons jogos, vitórias e conquistas.
Conforme Sampaoli, reuniões estão sendo feitas entre diretoria e comissão técnica para tratar do tema. Ele, inclusive, conta o perfil do grupo que quer formar no Alvinegro.
“Seguramente, o clube e nós estamos trabalhando para tentar diagnosticar quais são os jogadores que se identificam primeiro com clube e depois com a nossa maneira de jogar. Já tivemos uma primeira reunião. Teremos uma reunião futura para tomarmos uma decisão definitiva”, destacou o treinador.
“Eu quando cheguei aqui em 2020, o clube saiu vice-campeão, depois ganhou com uma base de jogadores que representavam o clube. Temos que voltar a encantar o torcedor com jogadores com essa personalidade. Jogadores que não deixem acontecer o que está acontecendo: chegar na última rodada e estarmos pensando se seremos rebaixados ou não. Não creio que a história clube mereça isso. Temos muita coisa para avaliar e analisar”, foi além.
Trabalhos passados
Apesar de saber da limitação financeira do clube, Sampaoli destaca que quer formar um grupo que dê a mesma resposta dos jogadores com os quais contou em sua primeira passagem, em 2020:
“Mágica não se pode fazer no futebol. Nós apresentamos um projeto à diretoria. E com certeza eles avaliarão e aprovarão o que nós pensamos para 2026. Acho que meu pensamento é deixar um clube essa situação: é melhor que esteja na parte de cima da tabela, como tivemos com o Santos em 2019, e aqui em 2020", finalizou.
Próximo compromisso
Com a goleada em casa, o Alvinegro segue com 45 pontos, mas, ajudado por outros resultados da rodada, praticamente se livrou do risco de rebaixamento. A equipe paulista, por sua vez, foi a 73, mas viu o sonho de título acabar com a vitória do Flamengo sobre o Ceará.
Os dois times voltam a entrar em campo no próximo domingo (7). O Galo recebe o Vasco na capital mineira. O Alviverde, por sua vez, vai até Fortaleza para encarar o Ceará na Arena Castelão. A bola rola às 16h (de Brasília) para os dois confrontos.
Risco quase zero de queda
Apesar de mais um vexame na temporada, o Atlético praticamente garantiu a permanência na primeira divisão. Isso, graças aos resultados da rodada. No domingo, mesmo que seja derrotado pela equipe carioca, o time de Sampaoli só seria rebaixado caso o Vitória conseguisse derrotar o Bragantino e tirar uma diferença de 12 gols de saldo.