Ouvindo...

São Paulo x Fortaleza: jogo reúne times que iniciam Série A em fase instável

Tricolores começaram temporada com rendimento abaixo do esperado, mas sonham terminar Campeonato Brasileiro com vaga na Copa Libertadores

Thiago Carpini e Vojvoda se enfrentam neste sábado em São Paulo x Fortaleza

O MorumBis reúne, a partir das 21h (de Brasília) deste sábado (12), São Paulo e Fortaleza em uma estreia de Série A do Campeonato Brasileiro em meio à instabilidade. Depois de um início de temporada aquém do esperado, os tricolores tentam se reerguer e miram, ao fim da jornada, uma conquista de vaga da Copa Libertadores.

No aspecto histórico, há ainda um tabu em jogo. O São Paulo não ganha do rival há seis partidas como mandante.

Últimos jogos entre São Paulo x Fortaleza

  • Brasileirão 2023 - São Paulo 1 x 2 Fortaleza
  • Brasileirão 2022 - São Paulo 0 x 1 Fortaleza
  • Copa do Brasil 2022 - São Paulo 2 x 2 Fortaleza
  • Brasileirão 2021 - São Paulo 0 x 1 Fortaleza
  • Copa do Brasil 2020 - São Paulo 2 x 2 Fortaleza
  • Brasileirão 2020 - São Paulo 1 x 0 Fortaleza

O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real desse e de todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.

Como chega o São Paulo

Ficar sem vencer o Fortaleza mais uma vez pode significar o fim da linha para o técnico Thiago Carpini, que enfrenta forte insatisfação da torcida. Depois de um começo de temporada promissor, o São Paulo caiu de rendimento e é criticado até nas vitórias.

A equipe vem de um triunfo por 2 a 0, na Copa Libertadores, sobre o Cobresal-CHI, mas o técnico saiu do campo do MorumBis vaiado pela torcida. O momento é de total instabilidade, apesar de o comandante contar com o apoio público da maior parte do elenco.

Até o momento, o Tricolor fez 16 partidas na temporada, com sete vitórias, seis empates e três derrotas. O desempenho nos jogos, contudo, é alvo de críticas, principalmente após a queda precoce nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Novorizontino.

Ali, o êxtase pela conquista da Supercopa Rei e o fim do tabu sem vencer o Corinthians na Neo Química Arena por quase dez anos foi enterrado.

No olho do furacão, Carpini segue defendendo o trabalho e aponta a grande quantidade de lesões como um dos entraves para a sequência instável.

Em média, desde o começo da temporada, são quase seis desfalques por partida, envolvendo, inclusive, jogadores de referência no elenco, como o atacante Lucas.

Como chega o Fortaleza

O Fortaleza vai iniciar sua sexta participação seguida no Brasileirão, algo inédito entre clubes do Nordeste desde que o torneio passou a ter formato fixo por pontos corridos, em 2003. Ainda na disputa da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, e em meio à Copa Sul-Americana, o objetivo do Leão é terminar a Série A em posição que o classifique para a Libertadores em 2025, torneio que jogou em 2022 e 2023.

Com um início de ano com mau desempenho, a diretoria resolveu fazer uma pequena reformulação às vésperas da Série A, liberando jogadores como o atacante Thiago Galhardo e os laterais Thauan Lara e Gonzalo Escobar. O único reforço anunciado até agora é o volante Emmanuel Martinez, ex-América, que ainda não vai estrear pelo time neste sábado porque vai precisar passar por um trabalho de condicionamento físico, já que ainda não atuou em 2024.

Depois de arriscar uma escalação com três zagueiros na final do Campeonato Cearense, torneio pelo qual o time foi derrotado pelo arquirrival Ceará, o técnico Juan Pablo Vojvoda deve retomar a rotina com o esquema 4-3-3 que deu certo em 2023 e que, na quarta-feira (10), levou o time a vencer o Nacional Potosí-BOL por 5 a 0, pela Sul-Americana, na melhor atuação na temporada.

Dois jogadores estão no departamento médico, Calebe e Matheus Rossetto. O lateral, e capitão, Tinga deve retornar na lateral direita, assim como Titi na zaga. O destaque é o volante Hércules, recuperado de grave lesão no joelho, que o deixou fora por quase nove meses. Ele fez um gol nos 5 a 0 do meio da semana.

São Paulo x Fortaleza

São Paulo

Rafael; Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius, Pablo Maia, Alisson, James (Galoppo) e Michel Araujo (Welington); Luciano e Calleri. Técnico: Thiago Carpini

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Britez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Motivo: primeira rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 13 de abril de 2024, às 21h (de Brasília)
Local: Morumbis, em São Paulo

Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Transmissão: SporTV e Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.