Após bater na trave em temporadas recentes, o
Depois de ser vice-campeão em 2020 e 2022, o Inter mira toda sua atenção na conquista do tetra nesta temporada. Em mais de uma oportunidade desde 2023 a direção do clube gaúcho vem falando publicamente sobre o objetivo de ser campeão brasileiro em 2024.
Além do Brasileiro, o Inter disputa ainda em 2024 a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.
Elenco reforçado
Para tanto, o Inter fez neste início de ano uma das melhores janelas de transferências do país. Ao todo, foram onze contratações, dez delas ainda no primeiro período, e a última, do goleiro Fabrício, após o término dos estaduais.
Como reforços, o Colorado foi atrás de grifes e anunciou as contratações de Borré, Alario, Fernando e Thiago Maia. Além deles, o Inter também conta com Robert Renan, Alexandro Bernabei, Bruno Gomes, Hyoran e Wesley.
O time gaúcho teve também 16 saídas, no entanto, boa parte dos nomes que deixaram o clube já não faziam mais parte do grupo colorado.
Início de ano bom e crise recente
Embalado com o bom futebol apresentado em 2023, o Inter iniciou a temporada com ótimas atuações. A espinha dorsal da equipe continuou a mesma, encabeçada por Alan Patrick e Enner Valencia.
Com a forte janela de transferências, a torcida colorada prestou forte apoio a equipe em todos os jogos. O ano parecia ser promissor para o Internacional até o primeiro tropeço.
Com a eliminação na semifinal do Campeonato Gaúcho e empates na Copa Sul-Americana, o Colorado vive o momento de maior crise no ano com o trabalho do técnico Eduardo Coudet sendo bastante contestado.
Apesar da forte pressão externa no elenco e no comando técnico, o argentino ainda é uma convicção da direção, que acredita na recuperação do time no Brasileiro.
Qual é a briga do Inter na Série A em 2024?
Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha
“Em condições normais, com o grupo montado para 2024, o Inter entraria no Brasileirão para lutar pelo título. Porém, condições normais são raridade na vida do Inter desde 2010, quando conquistou seu último título relevante. Se Coudet conseguir dar a volta na crise que se instalou no Beira-Rio e eliminar as fissuras deixadas pela queda na semifinal do Gauchão, o Inter tem condições de brigar pelo topo da tabela. Caso o clube tenha de recomeçar um trabalho, isso significa tempo. E tempo, em um Brasileirão que cobra resultado a cada rodada, vale ouro”.
Carlos Guimarães, comentarista da Rádio Guaíba
“O Inter tem elenco para brigar por título, mas é preciso entender que ainda não chega ao patamar de Palmeiras e Flamengo. Esses dois têm, além de mais recursos, um retrospecto recente mais vencedor. Principalmente o Palmeiras, que ganhou quase tudo com o Abel e que tem essa mentalidade que faz muita diferença num torneio de pontos corridos. O Flamengo tem um elenco melhor e um grande treinador. Brigar por título significa, além da qualidade, competir. O Inter precisa saber disso pra realmente se encaixar como um real candidato”.
Ficha do clube
Sport Club Internacional
- Fundação: 04 de abril de 1909
- Modelo de gestão: Clube associativo
- Presidente: Alessandro Barcellos
- Títulos da Série A: 1975, 1976 e 1979
- Campanha de 2023: Nono colocado
- Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Elenco do Inter
Goleiros
- Rochet
- Anthoni
- Fabrício
- Ivan
Zagueiros
- Mercado
- Igor Gomes
- Robert Renan
- Vitão
Laterais
- Alexandro Bernabei
- Fabricio Bustos
- Hugo Mallo
- Renê
Meio-campistas
- Alan Patrick
- Bruno Gomes
- Bruno Henrique
- Aránguiz
- Fernando
- Gabriel (afastado do elenco)
- Gustavo Prado
- Hyoran
- Mauricio
- Matheus Dias
- Rômulo
- Thiago Maia
Atacantes
- Enner Valencia
- Lucas Alario
- Wanderson
- Lucca
- Rafael Borré
- Wesley
Técnico: Eduardo Coudet.