Atual vice-campeão do Campeonato Brasileiro, o
Seja por algumas carências do elenco ou pela paixão em copas, o Grêmio tentará dar o seu melhor no Brasileiro, mas sabe que terá que escolher entre a competição de pontos corridos e a América.
Sincero e com os pés no chão, Renato já alertou sobre a necessidade de reforços para a disputa das competições sem precisar abrir mão da disputa do Brasileiro.
Demoraram mas chegaram
Desde a última temporada os gremistas cobravam a direção por reforços de peso para as disputas das competições em 2024. Ao todo no elenco gremista foram oito saídas de jogadores que figuravam entre a equipe titular e o banco.
No entanto, a diretoria fez outras sete contratações com Marchesín, Pavón, Mayk, Du Queiroz, Diego Costa, Soteldo e Dodi.
Conexão espanhola
Se o hispanohablante Luis Suárez deixou uma saudade insuperável no Grêmio, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa vem conseguindo suprir o espaço do 9.
Com uma contratação bastante contestada em fevereiro, o novo centroavante do Grêmio precisou de apenas seis jogos para marcar seis gols no Campeonato Gaúcho. Com os números, o atleta se sagrou artilheiro do estadual conquistado pelo Tricolor.
Com a confiança reconquistada, o jogador vive bom momento na temporada e está em alta com a torcida.
Mesma defesa vazada
Se o ataque esteve em alta no Grêmio em 2023, a defesa ficou em baixa. O Tricolor foi a quarta equipe mais vazada no Brasileiro do ano passado, com 56 gols sofridos em 38 jogos.
O problema persiste em 2024 e o time gaúcho segue com uma das piores defesas entre os times da Série A. No Campeonato Gaúcho foram 14 gols sofridos em 16 jogos. Por conta da fragilidade da defesa, o Tricolor deve buscar ainda mais um zagueiro para o elenco na janela do meio do ano.
Momento do Grêmio
O Tricolor iniciou o Campeonato Brasileiro após a conquista do
Qual é a briga do Grêmio na Série A em 2024?
Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha
“Há uma preocupação instalada na Arena. O Grêmio mantém o ataque calibrado de 2023, aquele com de campeão, só que a defesa parece ainda mais permeável do que aquela com números de Z-4 de 2023. Esse desequilíbrio, se não for corrigido, faz do Grêmio um candidato à vaga. Não mais do que isso. O Gauchão conquistado com autoridade já evidenciou de forma tímida essa dificuldade. A Libertadores, porém, escancarou. O Brasileirão exigirá bem mais ainda. Esperar até julho para se reforçar pode comprometer a campanha”.
Carlos Guimarães, comentarista da Rádio Guaíba
“O Grêmio não possui um elenco que alcança Flamengo e Palmeiras, que são os dois grandes favoritos para mim. Mas pode sim chegar a uma disputa, entendendo que precisa competir muito pra isso. O contexto da Libertadores será fundamental. O Grêmio não tem muita possibilidade de girar o grupo e manter qualidade. Quando tiver que priorizar a Libertadores, vai preservar no Brasileiro, e isso faz a diferença. Pelo Renato e mesmo pelo grupo, a briga real, dentro de uma lógica, seria por G4".
Ficha do clube
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
- Fundação: 15 de setembro de 1903
- Modelo de gestão: Clube associativo
- Presidente: Alberto Guerra
- Títulos da Série A: 1981 e 1996
- Campanha de 2023: Segundo colocado
- Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Elenco do Grêmio
Goleiros
- Marhcesín
- Caíque
- Gabriel Grando
Zagueiros
- Kannemann
- Natã
- Rodrigo Ely
- Geromel
- Gustavo Martins
Laterais
- Fabio
- João Pedro
- Cuiabano
- Mayk
- Reinaldo
Meio-campistas
- Cristaldo
- Mila
- Nathan
- Pepê
- Ronald
- Villasanti
- Dodi
- Du Queiroz
Atacantes
- Nathan Fernandes
- Pavón
- Soteldo
- André Henrique
- Diego Costa
- Galdino
- Gustavo Nunes
- Jhonata Robert
- JP Galvão
- Lucas Besozzi
Técnico: Renato Portaluppi