O Santos venceu o Juventude por 3 a 1 na noite desta segunda-feira (4), no Morumbis, em São Paulo, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, marcado por uma grande atuação de Neymar, o Peixe deixou a zona de rebaixamento da liga nacional.
A partida na capital paulista foi movimentada do início ao fim, com os dois times jogando e deixando jogar. O Santos marcou seus dois primeiros gols na reta de final de primeiro tempo, com Neymar e Barreal. Wilker Ángel, em jogada de escanteio, descontou para os visitantes.
No segundo tempo, quando a partida se desenhava tensa para o Santos, Neymar deu números finais ao duelo, com gol de pênalti.
O Peixe volta a vencer no Brasileirão depois de uma sequência de duas derrotas e um empate. O técnico Cléber Xavier, pressionado no cargo, ganhou um respiro com o triunfo no Morumbis.
Já o Juventude, ainda sem técnico depois da saída de Claudio Tencati, chegou à quarta derrota seguida no torneio. O time venceu somente uma vez nos últimos 13 compromissos da liga.
Com o resultado positivo, o Santos saltou para a 15ª posição, com 18 pontos conquistados. O Ju, por sua vez, segue na penúltima colocação, com 11 unidades.
O Peixe volta a entrar em campo no próximo domingo (10), contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão. Já o Juventude terá pela frente o Corinthians, no Alfredo Jaconi, na segunda-feira (11).
Sustos do Juventude
Mesmo fora de casa, o time de Caxias do Sul buscou algumas investidas no começo de partida, aproveitando os espaços deixados pela defesa santista. Logo aos oito minutos, Gabriel Brazão defendeu com o rosto uma finalização de Gilberto na pequena área e, na sobra, Ênio acertou a trave.
Aos 20, um novo ataque. Marcelo Hermes finalizou de longa distância e Brazão espalmou nos pés de Ênio, que empurrou a bola para fundo das redes. A arbitragem, porém, invalidou a jogada por impedimento.
Santos acorda
Após o início preocupante, o Peixe melhorou. Empurrado por sua torcida, o time teve duas boas escapadas, aos 23 e aos 25 minutos, com finalizações de Igor Vinicius..
Aos 33, foi a vez de Barreal receber passe preciso de Neymar e acertar a trave superior da meta adversária.
Brilha, Neymar!
O Santos abriu o placar aos 37 minutos, com Neymar. O goleiro Ruan Carneiro espalmou um arremate de Barreal e, no rebote, com o gol vazio, o camisa 10 anotou seu quinto tento na temporada.
Barreal amplia
Aos 40 minutos, o Santos ampliou. Após jogada de Rollheiser pela direita, a bola sobrou para Barreal que, frente a frente com Ruan Carneiro, finalizou de direita para o fundo do gol.
Juventude responde
Os visitantes não se intimidaram com a desvantagem e descontaram ainda no primeiro tempo. Aos 46, o zagueiro Wilker Ángel subiu mais que toda defesa santista em cobrança de escanteio e, de cabeça, superou Brazão.
Brazão ao resgate
Gabriel Brazão brilhou nos primeiros minutos do segundo tempo. Em jogada de escanteio, Wilker Ángel subiu novamente com liberdade, mas parou em grande defesa do goleiro.
Aos 10 minutos, foi a vez de Gilberto ficar em boas condições de arrematar, com a esquerda, mas não conseguir superar Brazão.
Aí não, Ênio!
O ponta Ênio, aos 28 minutos, teve uma grande chance para empatar. O jogador ficou cara a cara com Brazão, mas tentou uma cavadinha que não ganhou direção, para alívio dos torcedores presentes no Morumbis.
Neymar aparece novamente
Quando o jogo ganhava contornos de tensão, o camisa 10 do Peixe brilhou novamente. Aos 35 minutos, Luca Meirelles sofreu pênalti e Neymar, com batida segura, deu números finais ao confronto.
Santos 3 x 1 Juventude
Santos
Gabriel Brazão, Igor Vinicius (Caballero), Gil, Luan Peres e Souza; João Schmidt (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Neymar; Rollheiser (Mayke), Barreal (Escobar) e Tiquinho Soares (Luca Meirelles). Técnico: Cléber Xavier
Juventude
Ruan Carneiro; Reginaldo, Marcos Paulo, Wilker Ángel (Abner) e Marcelo Hermes; Caíque (Daniel Giraldo), Jadson e Mandaca; Ênio (Marlon Santos), Veron (Batalla) e Gilberto (Gabriel Taliari). Técnico: Gerson Ramos (interino)
- Motivo: 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
- Data e hora: 4 de agosto de 2025, às 20h (de Brasília)
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
- Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
- Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)
Gols
- Santos: Neymar (37min/1ºT e 35min/2ºT), Barreal (40min/1ºT)
- Juventude: Wilker Ángel (46min/1ºT)
Cartões amarelos
- Santos: Gabriel Bontempo, Rollheiser e Neymar
- Juventude: Marcos Paulo, Wilker Ángel e Caíque
Cartões vermelhos
- Nenhum