Ouvindo...

Botafogo x Cruzeiro: veja análise do VAR sobre pênalti anulado no Brasileiro

Matheus Candançan voltou atrás em decisão favorável ao Glorioso no primeiro tempo do duelo desse domingo (3)

Lance ocorreu aos 31 minutos do primeiro tempo, entre Artur, do Botafogo, e Lucas Romero, do Cruzeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (4), a análise do VAR do pênalti para o Botafogo anulado no duelo com o Cruzeiro, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram nesse domingo (3), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e o time celeste venceu por 2 a 0.

Aos 31 minutos da etapa inicial, quando a Raposa vencia por 1 a 0, Artur caiu dentro da área após contato com Lucas Romero, e o árbitro Matheus Candançan (Fifa-SP) apontou a marca da cal.

Responsável pelo VAR, Gilberto Rodrigues Casto Júnior (PE) recomendou a revisão. Após análise, Candançan voltou atrás e anulou a marcação.

Ele entendeu que o contato entre os jogadores não impactou na ação de Artur, que se projetou antes de ser atingido levemente pela perna de Romero.

Leia a análise completa do VAR

VAR: Matheus, Gilberto falando. Sugiro revisão para um possível não penal. O jogador se projeta. Ele toca primeiro a bola, mas ele se projeta. E tem um pé que raspa levemente e que não causa impacto na ação.

Árbitro: Ok, estou ouvindo bem agora. Estou na área, pode soltar a imagem.

Árbitro: Volta, eu preciso de uma outra imagem, por favor. Giba, esse contato não é no momento do chute. Ele é no momento depois, posterior ao chute, quando ele está descendo a perna. Não é o que impacta na ação. Agora, preciso de uma imagem aberta, em velocidade real, só para fechar.

Árbitro: Ele está descendo o pé, e o jogador de preto se projeta. Vou voltar com a decisão de bola ao chão para o goleiro, ok?

VAR: Ok, perfeito Matheus.

Cruzeiro no Brasileirão

Com a vitória desse domingo, o Cruzeiro chegou aos 37 pontos e encostou na liderança do Brasileirão. O time treinado por Leonardo Jardim está na segunda posição, atrás do Flamengo apenas por ter saldo de gols inferior - 19 contra 24.

A equipe celeste voltará a campo pela competição no próximo domingo (10), às 18h30 (de Brasília). O adversário será o Santos, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Antes, na quinta-feira (7), às 21h, o Cruzeiro encara o CRB no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no Rei Pelé, em Maceió. Como o duelo de ida terminou empatado sem gols, quem vencer avançará para as quartas de final. Em caso de nova igualdade, a classificação será decidida nos pênaltis.

Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.