Ouvindo...

Grêmio vence Juventude de virada e conquista hepta do Gauchão

Tricolor manteve a sua hegemonia no futebol gaúcho com o sétimo título seguido

O Grêmio é heptacampeão gaúcho pela segunda vez em sua história. O Tricolor venceu o Juventude, de virada, por 3 a 1, na tarde deste sábado (6), na Arena, em Porto Alegre, na final do Campeonato Gaúcho.

O Papo abriu o placar logo no início do primeiro tempo e foi dominando a partida. No entanto, ainda no final da primeira etapa, Cristaldo e Diego Costa viraram o jogo e garantiram a vitória para o time de Renato Portaluppi. No final do segundo tempo, Nathan Fernandes ampliou o placar finalizando o Gauchão com 3 a 1 para o Grêmio.

Gre-Nal divisão de águas para o título

O time da capital gaúcha fez uma campanha de onze vitórias, contando com a final, três empates e duas derrotas no estadual em 2024. Com um início de campeonato contestado, o Tricolor recuperou seu futebol exatamente após perder o clássico Gre-Nal, na 10ª rodada.

A derrota para o maior rival foi um divisor de águas para o Grêmio, que fez uma grande atuação já na fase eliminatória, até a conquista da taça, neste sábado (6), sobre o Juventude.

Primeiro tempo

A final do Gauchão começou muito apertada. Lá e cá, Grêmio e Juventude mordiam a bola. Com muita pressão, logo aos quatro minutos o Ju abriu o placar com Gilberto. 1 a 0 Papo.

Lá vem o Ju

O Juventude queria aumentar o placar rapidamente. Aos sete minutos, Jean Carlos obrigou Caíque a fazer uma grande defesa.

Com a pressão do Papo, o Tricolor teve dificuldade de encontrar espaço. Aos 13 minutos, Gustavo Nunes bateu em cima do goleiro Gabriel, que saiu e segurou a bola.

Gol do Grêmio!

Aos 40, finalmente o Tricolor reagiu para o jogo. Pavón fez um ótimo cruzamento e Cristaldo aproveitou para empatar. 1 a 1.

Vira o Tricolor!

Dois minutos depois de empatar, o Grêmio virou o jogo com Diego Costa. Pepê cruzou e o atacante aproveitou a chance. 2 a 1 Grêmio.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com menos pressão do que a inicial. A primeira chance veio aos 15 minutos, quando Gilberto chegou muito perto do gol mas finalizou para fora.

Era pênalti mas estava impedido

Aos 19, Diego Costa foi derrubado dentro da área, o árbitro Rafael Klein marcou a penalidade, mas o bandeirinha viu o impedimento. Nada feito.

Ele queria o segundo

Em mais uma grande atuação, aos 22 minutos, Cristaldo quase marcou o seu segundo gol e o terceiro para o Grêmio. O lateral João Pedro cruzou e o meia finalizou, mas o atento goleiro Gabriel defendeu.

3 a 1 e Campeão!

Daí para frente, ambas equipes administraram o jogo e a pressão. O ritmo propiciou que os dois técnicos fizessem trocas, uma delas determinante. Aos 33, Nathan Fernandes entrou na vaga de Pavón. O jovem marcou o terceiro gol gremista aos 41 minutos, assinalando a festa do título na Arena. 3 a 1.

Grêmio 3 x 1 Juventude

Grêmio

Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê (Dodi, 27min 2T); Pavon (Nathan Fernandes, 33min 2T), Cristaldo (Du Queiroz, 27min 2T) e Gustavo Nunes (Soteldo, 33min 2T); Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

Juventude

Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Luis Mandaca, 25min 2T) e Jean Carlos (Erick, 33min 2T); Edson Carioca (Rildo, intervalo), Lucas Barbosa (Nenê, 24min 2T) e Gilberto. Técnico: Roger Machado

Gols
Gilberto, do Juventude (40min, 1T), Cristaldo, do Grêmio (40min, 1T), Diego Costa, do Grêmio (43min, 1T), Nathan Fernandes, do Grêmio (41min, 2T)Nathan Fernandes, do Grêmio (41min, 2T)Nathan Fernandes, do Grêmio (41min, 2T)

Cartões amarelos
Jadson, do Grêmio (23min, 1T), Caíque, do Grêmio (06min, 12T), João Lucas, do Juventude (8min, 2T), Gilberto, do Juventude (28min, 2T)

Cartão vermelho
Público:
Renda:

Motivo: Final do Campeonato Gaúcho 2024

Data e horário: 6 de abril de 2024 (sábado), às 18h30 (de Brasília)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Árbitro: : Rafael Rodrigo Klein

Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira

VAR: Daniel Nobre Bins

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais