O atacante Pedro Severino, do
Transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital ribeirão-pretano na quinta-feira (6), Severino passou por uma série de exames de imagem e monitoramento que detectaram a atividade cerebral.
“A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica. Portanto, o caso segue estável, porém grave”, explicou a gestão do hospital.
O acidente
O acidente ocorreu na terça-feira (4). Segundo a Polícia Rodoviária, o carro que transportava o jovem atleta bateu na traseira de um caminhão. A colisão aconteceu na região da cidade de Americana.
Pedro Castro, de 18 anos, e que também integra as categorias inferiores da equipe de Bragança Paulista (SP), também estava no veículo. Ele sofreu fratura na vértebra cervical e escoriações, mas encontra-se bem e fora de perigo, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
Após o acidente, Severino foi submetido a uma cirurgia de emergência. O hospital de Americana chegou a abrir o processo para confirmar morte encefálica, mas o protocolo foi interrompido na quarta-feira após o jovem ter uma crise de tosse Ele é acompanhado pelo médico do Bragantino Ricardo Ansai, referência em neurocirurgia, e sua transferência estava programada assim que a sua condição fosse estável.
Para que seja confirmada a morte encefálica, além do exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo, o paciente deve ser submetido a um teste de apneia e a exames complementares, conforme explicaram em boletim médico os profissionais que cuidam do jogador. O protocolo havia sido aberto às 16h30 de terça-feira.
Filho de Lucas Severino, ex-centroavante que defendeu Athletico-PR e Corinthians, além da seleção brasileira, o garoto pertence ao Botafogo-SP e foi emprestado ao Bragantino neste ano Ele assinou contrato com o clube de Bragança no sábado, dia 1º de março.
O clube de Ribeirão Preto retomou treinamentos nesta quinta-feira e promoveu uma roda de oração pelo atacante. O momento reuniu jogadores, comissão técnica e funcionários no gramado do Estádio Santa Cruz.
Investigação
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso como lesão corporal a direção de veículo automotor. O caso é investigado pelo 2º Distrito Policial de Americana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o motorista Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, disse, em depoimento, ter dormido ao volante. Ele e o condutor da carreta passaram por testes de bafômetro, ambos com resultados negativos.
Veja a nota da Unimed na íntegra
“A Unimed Ribeirão Preto informa que o paciente Pedro Henrique Severino, jogador de futebol, de 19 anos, segue em cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Ribeirão Preto, onde passa por uma série de exames de imagem e monitoramento de suas funções cerebrais. Esclarecemos que o paciente apresenta reflexos que correspondem à presença de funcionamento do cérebro. A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica. Portanto, o caso segue estável, porém grave.
Pedro Henrique Severino é filho do ex-atacante Lucas Severino. Os pais do paciente estão acompanhando todo o atendimento na UTI do hospital e expressam o agradecimento pelo apoio que estão recebendo de toda comunidade.
O jogador Pedro Severino foi vítima de um acidente na Rodovia Anhanguera na última terça-feira (4/3) e, após internação em hospital em Americana (SP), foi transferido na manhã da última quinta-feira (6/3) para o Hospital Unimed Ribeirão Preto (HURP), onde recebe acompanhamento contínuo das equipes formada por intensivistas liderados pelo médico Dr. Gil Teixeira, além de neurocirurgiões, neurologistas clínicos e suporte de equipes multidisciplinares do hospital.
A cooperativa médica informa que a equipe do Hospital Unimed Ribeirão Preto permanece focada no atendimento de alta complexidade ao paciente e seguirá ao longo desta sexta-feira (7/3) fazendo avaliações contínuas, além de estar diretamente empenhada na prestação de todo apoio familiar necessário”, escreveu o comunicado.
Com agência