Após 15 sessões de treinos em três semanas, o Botafogo dará a primeira impressão do trabalho de Renato Paiva neste sábado (22), ao enfrentar o Novorizontino em amistoso no Nilton Santos. O jogo, que contará com a presença do público e da imprensa, marcará a preparação da equipe para os principais torneios de 2025. Abaixo, a Itatiaia mostra o que esperar do Glorioso.
A começar pelo nível competitivo, Renato Paiva deixou claro que, apesar de tratar-se de um amistoso, o objetivo tem que ser vencer o adversário. O treinador português reforçou a importância de “alimentar a cultura vencedora” no clube para que o time brigue pelos principais títulos da temporada: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil e Super Mundial de Clubes.
“Nossa expectativa é sempre ganhar. Primeira informação que trouxe aos jogadores é que não há amistosos. Não é para dar pancadas, mas é para ganhar. A cultura vencedora alimenta-se ganhando tudo o que seja possível. É o que vamos tentar fazer”, disse Paiva em entrevista na qual reforçou que não fará “mudanças radicais” na equipe campeã da América e do Brasil.
O jogo posicional de Renato Paiva
Neste período de treinos, Renato Paiva introduziu os conceitos do jogo posicional, do qual é adepto. Saiba mais sobre o sistema do treinador clicando aqui.
O modelo consiste na ocupação dos espaços de forma coordenada. “Alargar o campo”, com jogadores abertos nas laterais, é um dos aspectos dos quais Paiva não abre mão.
Os laterais, inclusive, devem ter protagonismo ofensivo sob comando do treinador. Já o centroavante - Igor Jesus, no caso - não sairá tanto da área quando no time de Artur Jorge.
“Os laterais, quero que tenham protagonismo quando atacamos. Nem sempre são os laterais que precisam estar na largura (abertos). A largura é inegociável no nosso jogo. Só por dentro, não é possível jogar. É preciso ter gente fora. Os laterais, os pontas, os meias. É nessa versatilidade que quero que o time ataque”, explicou Renato Paiva.
A provável formação
Nas semanas dedicadas aos treinos, o Botafogo conseguiu praticamente “zerar” o departamento médico. Danilo Barbosa, em tratamento de pubalgia, deve ser o único desfalque no amistoso.
Jeffinho e Bastos, que tiveram problemas físicos neste início de temporada, estão trabalhando com o grupo sem limitações nos últimos dias.
Neste cenário, a linha defensiva do Botafogo deve ter John no gol, Vitinho e Alex Telles nas laterais e Alexander Barboza na zaga, com Jair e Bastos disputando a segunda vaga.
Marlon Freitas e Gregore seguem como titulares, mas, a partir do meio de campo, estão as novidades. Artur e Santiago Rodríguez, reforços para 2025, devem começar o jogo.
No lugar de Savarino, que está à disposição da seleção da Venezuela, Patrick de Paula foi testado. Na referência do ataque, Igor Jesus atuará mais próximo da área.
Depois do amistoso contra o Novorizontino, o Botafogo terá mais uma semana de trabalho até a estreia do Brasileirão. No dia 30 de março, o Glorioso enfrenta o Palmeiras em São Paulo.