Após 15 sessões de treinos em três semanas, o Botafogo dará a primeira impressão do trabalho de Renato Paiva neste sábado (22), ao enfrentar o Novorizontino em amistoso no Nilton Santos. O jogo, que contará com a presença do público e da imprensa, marcará a preparação da equipe para os principais torneios de 2025. Abaixo, a Itatiaia mostra o que esperar do Glorioso.
A começar pelo nível competitivo, Renato Paiva deixou claro que, apesar de tratar-se de um amistoso, o objetivo tem que ser vencer o adversário. O treinador português reforçou a importância de “alimentar a cultura vencedora” no clube para que o time brigue pelos principais títulos da temporada: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil e Super Mundial de Clubes.
“Nossa expectativa é sempre ganhar. Primeira informação que trouxe aos jogadores é que não há amistosos. Não é para dar pancadas, mas é para ganhar. A cultura vencedora alimenta-se ganhando tudo o que seja possível. É o que vamos tentar fazer”, disse Paiva em entrevista na qual reforçou que não fará “mudanças radicais” na equipe campeã da América e do Brasil.
O jogo posicional de Renato Paiva
Neste período de treinos, Renato Paiva introduziu os conceitos do jogo posicional, do qual é adepto. Saiba mais sobre o sistema do treinador clicando
O modelo consiste na ocupação dos espaços de forma coordenada. “Alargar o campo”, com jogadores abertos nas laterais, é um dos aspectos dos quais Paiva não abre mão.
Os laterais, inclusive, devem ter protagonismo ofensivo sob comando do treinador.
“Os laterais, quero que tenham protagonismo quando atacamos. Nem sempre são os laterais que precisam estar na largura (abertos). A largura é inegociável no nosso jogo. Só por dentro, não é possível jogar. É preciso ter gente fora. Os laterais, os pontas, os meias. É nessa versatilidade que quero que o time ataque”, explicou Renato Paiva.
A provável formação
Nas semanas dedicadas aos treinos, o Botafogo conseguiu praticamente “zerar” o departamento médico. Danilo Barbosa, em tratamento de pubalgia, deve ser o único desfalque no amistoso.
Jeffinho e Bastos, que tiveram problemas físicos neste início de temporada, estão trabalhando com o grupo sem limitações nos últimos dias.
Neste cenário, a linha defensiva do Botafogo deve ter John no gol, Vitinho e Alex Telles nas laterais e Alexander Barboza na zaga, com Jair e Bastos disputando a segunda vaga.
Marlon Freitas e Gregore seguem como titulares, mas, a partir do meio de campo, estão as novidades. Artur e Santiago Rodríguez, reforços para 2025, devem começar o jogo.
No lugar de Savarino, que está à disposição da seleção da Venezuela, Patrick de Paula foi testado. Na referência do ataque,
Depois do amistoso contra o Novorizontino, o Botafogo terá mais uma semana de trabalho até a estreia do Brasileirão. No dia 30 de março, o Glorioso enfrenta o Palmeiras em São Paulo.