Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo busca joias de gigantes brasileiros e faz maior janela da história

Em reformulação do elenco campeão da América e do Brasil, o Glorioso faz uma série de contratações e reduz média de idade do clube com a chegada de promissores talentos

Jair e Nathan ao lado de Alessandro Brito, Head Scout do Botafogo à esquerda, e Léo Coelho, diretor de futebol

Após os títulos históricos da Libertadores e do Brasileirão, em 2024, o Botafogo colocou em prática uma reformulação do elenco e fez a janela de transferências de maior investimento da história da SAF. Os 10 reforços que já fazem parte do elenco visando a estreia do Brasileirão somam um investimento próximo dos R$ 370 milhões, um recorde para o clube.

As movimentações do clube no mercado de transferências reforçam o compromisso da Eagle Holding Football, rede de clubes de John Textor, de ser um polo desenvolvedor dos “melhores talentos da América do Sul”. Como ainda não houve tempo hábil para formá-los, o clube foi atrás de joias de outros gigantes brasileiros, como Jair e Nathan Fernandes, ex-Santos e Grêmio, respectivamente.

“Buscamos prospectar os melhores talentos da América do Sul. É um projeto não só do Botafogo, mas do John (Textor). É melhor ter os melhores jovens no Botafogo. Parte do nosso planejamento é trazer atletas com tremendo potencial. Vão agregar a nível de profissionalismo, de entrega, de performance e futuro”, afirmou Alessandro Brito, Head Scout do clube, na apresentação de Jair e Nathan.

Dos 10 atletas contratados, cinco chegam com 23 anos ou menos: Léo Linck, Jair, David Ricardo, Nathan Fernandes, Elias Manoel e Rwan Cruz. A idade, aliado ao potencial avaliado pelo scout do clube, permite ao Botafogo ter retorno técnico e financeiro com os investimentos nos próximos anos. Veja, abaixo, os valores de cada contratação feita pelo Botafogo em 2025.

Vale destacar que o clube também já tem um acordo pela chegada do volante Wendel, do Zenit, da Rússia, na janela de transferências de junho. Formado em Xerém, o meio-campista se tornará a contratação mais cara da história do Glorioso, por 20 milhões de euros, cerca de R$ 123 milhões segundo a cotação atual.

Leia também

Na soma dos valores, consta a contratação em definitivo de Jeffinho, que estava atuando por empréstimo no time em 2024. O atacante foi recomprado do Lyon, que também pertence John Textor.

Apresentado como novo treinador do Botafogo nesta sexta (28), Renato Paiva fez elogios à base campeã e afirmou estar satisfeito com o elenco - veja aqui. No entanto, tanto o técnico português quanto o empresário norte-americano indicaram que, devido ao calendário, reforços sempre são “bem-vindos” e o clube está atento ao mercado para novos investimentos.

Confira, abaixo, todas contratações do Botafogo em 2025:
  • Léo Linck, goleiro de 23 anos
  • Marçal, lateral-esquerdo de 35 anos
  • Jair, zagueiro de 19 anos
  • David Ricardo, zagueiro de 22 anos
  • Wendel, volante de 27 anos
  • Santiago Rodríguez, meia de 25 anos
  • Artur, atacante de 27 anos
  • Nathan Fernandes, atacante de 19 anos
  • Rwan Cruz, atacante de 23 anos
  • Elias Manoel, atacante de 23 anos
  • Jeffinho, atacante de 25 anos
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.