Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Recopa e busca por técnico: o que muda no Botafogo com o retorno de Caçapa?

Glorioso anuncia Cláudio Caçapa como auxiliar técnico permanente após derrota para o Flamengo, mas cenário do clube no mercado segue o mesmo

Após passagem rápida pelo Botafogo em 2023, Cláudio Caçapa está de volta ao Glorioso

Horas depois da segunda derrota para o Flamengo em 10 dias, o Botafogo surpreendeu ao anunciar o retorno de Cláudio Caçapa. O profissional, contratado para ser auxiliar técnico permanente, assume de forma interina o time principal dias antes da Recopa Sul-Americana. Por outro lado, não muda o cenário na busca pelo novo treinador.

O desempenho e os resultados sob comando de Carlos Leiria - e as escolhas do treinador - pressionaram à diretoria. Até então, John Textor pregava “calma” na busca pelo substituto de Artur Jorge e minimizava a importância dos resultados na Supercopa do Brasil e no Campeonato Carioca diante dos principais objetivos do clube em 2025.

Agora, com o retorno de Carlos Leiria ao Sub-20 e a presença de Cláudio Caçapa - que já atuou como interino no Glorioso em 2023 -, a direção espera dar um novo rumo ao time neste início de temporada. O prazo é curto. Nos dias 20 e 27 de fevereiro, em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, o Botafogo enfrenta o Racing-ARG pela Recopa Sul-Americana.

Leia também

Caçapa foi considerado para o momento pelo perfil de liderança tranquila. O cenário que encontrará no clube, contudo, é diferente de 2023, quando assumiu como interino e o time era líder do Campeonato Brasileiro. O elenco, também passou por grandes mudanças. Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Patrick de Paula são os únicos remanescentes.

O processo de contratação do novo treinador, contudo, não deve sofrer alterações. John Textor centraliza as entrevistas com os profissionais e é o responsável por avaliar a compatibilidade dos nomes com o perfil de elenco e modelo de jogo desejado pela SAF do Botafogo.

Desde a saída de Artur Jorge, que rescindiu o contrato para dirigir o Al-Rayyan, do Catar, o Botafogo teve uma proposta por André Jardine recusada. O técnico brasileiro optou por ficar no América, do México. Textor teve diversas outras conversas e avançou em algumas negociações, mas ainda não chegou a um acordo e mantém os nomes em sigilo.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.