Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Presidente do Botafogo projeta investimento nos esportes olímpicos e relação com Textor

João Paulo Magalhães Lins foi eleito como novo mandatário do clube carioca para o quadriênio 2025-29

João Paulo Magalhães Lins é o novo presidente do Botafogo

Eleito presidente do Botafogo para o quadriênio 2025-29, João Paulo Magalhães Lins colocou como meta expandir o investimento nos Esportes Olímpicos do clube carioca durante o seu mandato. Após o pleito nesta quinta (19), na sede de General Severiano, o novo mandatário reforçou a intenção de devolver o clube à Superliga de Vôlei, por exemplo.

“O Basquete do Botafogo está na NBB, o Salomão (Carlos, diretor) que toca muito bem, e estamos com vários planos para ampliar o investimento no Basquete. O Vôlei ainda não temos, mas é um dos nossos projetos. Vamos entender como podemos voltar para a Superliga”, afirmou João Paulo Magalhães à imprensa após a eleição.

“O futsal é um berço para o futebol profissional. Sabemos que muitos craques começam no futsal, desenvolvem habilidades extraordinárias e vão para o campo. Já temos um projeto de futsal aqui, já existe uma integração e vamos continuar cada vez mais”, completou o presidente do Botafogo.

Leia também

Atualmente, o Botafogo tem equipes e atletas nas seguintes modalidades: Badminton, Basquete, Basquete 3x3, Beach Soccer, Canoagem, Futsal, Judô, Remo, Skate, Taekwondo e Vôlei de Praia.

O clube teve uma representação importante nos Jogos Olímpicos de Paris, com destaque para Lucas Verthein, do remo, Ana Sátila, da canoagem slalom, e Ygor Coelho, do badminton.

A relação entre o clube e a SAF

Em março de 2022, o Botafogo realizou a venda de 90% das ações da SAF para a Eagle Holding Football, de John Textor. Desta forma, o clube social tem um assento de 10 no Conselho de Administração da SAF.

Durcesio Mello, que presidiu o Botafogo no triênio 2021/24, foi eleito como representante do clube para o Conselho de Administração da SAF e seguirá nesta cadeira até março de 2026, quando completará quatro anos. Então, um novo associado será escolhido.

Na prática, o clube social não tem mais ingerência sobre o futebol, mas John Textor manteve relação estreia com Durcesio Mello nos últimos anos, e João Paulo Magalhães Lins e André Silva, seu vice-presidente na chapa “Os Escolhidos”, foram apoiados por Durcesio.

João Paulo Magalhães Lins é empresário e ex-gestor do Boavista. O novo presidente é filho do ex-banqueiro José Luiz Magalhães Lins, que comandou o Banco Nacional, e de Ninha Nabuco, descendente de Joaquim Nabuco.

“Estou aqui para cuidar do social, e estou à disposição do Textor para o que ele acionar. Realmente, fui gestor de futebol durante muitos anos do Boavista, e me orgulho muito do trabalho feito lá. Tenho bons amigos no cenário político do futebol e se o Textor, algum dia, quiser a minha ajuda para qualquer coisa, seja para trocar o pneu do carro às três horas da manhã, pode me acionar”, afirmou João Paulo.

Confira, abaixo, outras respostas de João Paulo Magalhães Lins, presidente do Botafogo:

Eleito presidente do Botafogo
“Uma grande honra ser escolhido presidente do Botafogo. Uma responsabilidade imensa. Quero dizer a toda a torcida do Botafogo que tudo que eu puder fazer para apoiar o Textor e a SAF, farei. Sou um soldado do Botafogo e vou proteger o futebol sempre.”

Relação com SAF e Textor
“A melhor possível. Estamos aqui para apoiar o John e apoiar o Botafogo no que precisar para conquistar mais títulos. Viva o nosso Botafogo.”

Esportes Olímpicos
“O Botafogo vive uma renovação nos projetos de Esportes Olímpicos, já mandou oito atletas para as últimas Olimpíadas e vamos continuar trabalhando e investindo para aumentar os Esportes Olímpicos dentro do Botafogo.”

Primeiro plano como presidente
“O Botafogo tem vários desafios. Acho que o principal é a reforma do Mourisco Mar, que é um aparelho importante para o Botafogo. Tem uma piscina linda, maravilhosa, de frente para o Pão de Açúcar.”


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.