Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Comentaristas questionam interesse do Botafogo em Neto, possível substituto de John

John, titular absoluto do Glorioso desde 2024, tem proposta do West Ham, que negocia com a diretoria alvinegra

Neto, goleiro brasileiro do Bournemouth, interessa ao Botafogo

Negociando a venda de John com o West Ham-ING, o Botafogo já avalia substitutos e tem tratativas abertas com Neto, goleiro brasileiro do Bournemouth-ING. O tema foi debatido no programa “Redação SporTV”, nesta segunda-feira (4). Os comentaristas Vinícius Bueno e Renata Mendonça questionaram o interesse do Glorioso no goleiro de 36 anos.

“Sobre essa saída do John, eu confesso até que me surpreendeu o nome do Neto, que eu acho que é um bom goleiro, com bagagem de Europa também, apesar da idade já mais avançada, tem 36 anos, mas com esse monte de negociações entre o John Textor e o Marinakis, do Nottingham Forest… A gente pode colocar aí uma mão cheia já de negociações, e o Carlos Miguel, que saiu do Corinthians e está encostadão lá, parece até que vai ser negociado. Eu falei, pronto, né, o John vai ser negociado, o Carlos Miguel vai vir. E se vier o Neto mesmo, para mim é uma grande surpresa. Acho que é um nome que tem bagagem, mas foge um pouco dessa linha do Botafogo de apostar em caras que vão dar retorno técnico, esportivo, mas também financeiro”, avaliou Vinícius Bueno, comentarista do “SporTV”.

“O John é outro pilar desse time. Para você perder o John, você precisa ter um cara, pelo menos, que parta do mesmo nível. Você fala assim, bom, esse aqui é um goleiro que não vai me trazer dores de cabeça. Acho que teria uma contratação mais certeira. Estilo Danilo, entendeu? O Gregore sai e quem vai questionar a contratação do Danilo? É uma ótima. Pode não ser, né? A gente vai ver depois. Mas, na teoria, é excelente. Eu acho que, para o gol, o Botafogo precisaria de uma contratação similar. O Neto, na minha visão, não seria. Pode vir e pode ser até melhor do que o John. Mas, na teoria, não acho que seja um goleiro que você fala que não tem nem como questionar essa contratação”, complementou Renata Mendonça.

Formado no Athletico, Neto está atuando no futebol europeu desde 2011. O goleiro já atuou por Fiorentina e Juventus, da Itália, Valencia e Barcelona, da Espanha, Bornemouth e Arsenal, da Inglaterra. Pela Seleção Brasileira, o goleiro fez um jogo amistoso em 2018.

O contrato de Neto é válido até junho de 2026, mas o clube inglês não conta com o brasileiro no elenco principal. Com o interesse do Botafogo, o goleiro busca a rescisão com o Bournemouth.

A trajetória de John e a negociação com o West Ham

Em janeiro de 2024, o Botafogo investiu cerca de R$ 7 milhões na contratação de John, que pertencia ao Santos e atuou por empréstimo no Valladolid, da Espanha, na temporada anterior.

São 85 partidas de John pelo Glorioso, sendo titular e decisivo nas conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Em 2025, o camisa 12 disputou 35 dos 43 jogos do Botafogo.

Leia também

As tratativas entre Botafogo e West Ham seguem. A vontade do atleta é atuar na Premier League. A primeira oferta do clube inglês pelo goleiro de 29 anos é próxima dos R$ 50 milhões.

“Conversei com ele (John) e ele quer jogar pelo Botafogo. Enquanto estiver disponível, será titular. Para o próximo jogo também. Está tranquilo, quer jogar e vai jogar”, afirmou Davide Ancelotti após a derrota para o Cruzeiro, neste domingo (3), no Nilton Santos.

A reformulação do elenco alvinegro

Na entrevista coletiva, Davide Ancelotti deixou claro o “temor” com a janela de transferências aberta até 2 de setembro. Vários atletas do Botafogo despertam o interesse de clubes do exterior.

“Estou desejando que acabe agosto. Já pensava que adaptação era o mais importante para o treinador, nesse contexto, ainda mais. No Brasil tem jogadores muitos bons e na Europa tem muito dinheiro. Eu só quero me aproveitar dos jogadores do elenco e fazer melhor do que no jogo de hoje. É um problema que todos tem (o calendário). O Flamengo também teve, não sou só eu. Todos têm”, afirmou o treinador italiano, que assumiu o comando da equipe em 8 de julho.

Após os títulos do Brasileirão e da Libertadores, em 2024, o elenco do Botafogo já havia sido reformulado na janela de transferência do início do ano, com mais de 20 saídas e chegadas.

Agora, visando a fase decisiva da temporada, o departamento de futebol voltou ao mercado. Os investimentos foram altos, buscando elevar o nível do elenco à disposição de Davide Ancelotti.

Saídas do Botafogo na atual janela de transferências:

  • Jair: vendido ao Nottingham Forest-ING
  • Igor Jesus: vendido ao Nottingham Forest-ING
  • Gregore: vendido ao Al-Rayyan-CAT
  • Elias Manoel: emprestado ao Santa Clara-POR
  • Kauê: vendido ao Porto-POR
  • Rwan Cruz: emprestado ao Real Salt Lake-EUA
  • Patrick de Paula: emprestado ao Estorial-POR
  • Yarlen: emprestado ao Tondela-POR

Reforços do Botafogo para o segundo semestre:

  • Kaio Pantaleão (Z): comprado do Krasnodar-RUS
  • Cristhian Loor (G): comprado do Del Valle-EQU
  • Álvaro Montoro (M): comprado do Vélez Sarsfield-ARG
  • Joaquín Correa (A): livre no mercado
  • Arthur Cabral (A): comprado do Benfica-POR
  • Danilo (V): comprado do Nottingham Forest-ING
  • Jordan Barrera (A): comprado do Junior Barranquilla-COL
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.