Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Bancado por Textor, Marlon Freitas dá a volta por cima como capitão do título da Libertadores

Alvo da torcida após reta final frustrante de 2023, camisa 17 entra para a história como o capitão do título da Libertadores

A imagem de Marlon Freitas levantando a taça da Libertadores da América, nesse sábado (30) no Estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires, está eternizada. O volante entra para a história como o capitão do Botafogo na conquista do título inédito. Há menos de um ano, o camisa 17 era alvo de parte da torcida alvinegra.

O único titular remanescente de 2023

Após o melhor primeiro turno da história do Brasileirão e abrir 13 pontos de distância para o vice-líder, o Botafogo perdeu o título da Série A que era dado como certo por muitos. Foi neste cenário que Marlon Freitas tornou-se um dos alvos dos alvinegros na virada do ano.

Na reformulação feita pelo departamento de futebol feito ao longo de 2024, Marlon Freitas termina o ano como único titular remanescente de 2023 na equipe principal de Artur Jorge. O zagueiro Bastos estava no elenco na última temporada, mas não teve sequência na equipe.

Leia também

John Textor bancou permanência

Como parte da equipe que ruiu a partir das trocas de técnicos - Luís Castro, Bruno Lage, Lucio Flavio e Tiago Nunes -, Marlon Freitas ficou marcado individualmente por parte da torcida do Botafogo. Um dos episódios que motivaram foi a “piscadinha” do volante na partida contra o Palmeiras, que, no momento, perdia por 3 a 1 e virou para 4 a 3 no Nilton Santos.

Com as manifestações de torcedores nas arquibancadas e em protestos, pedindo a saída de Marlon Freitas, coube a John Textor vir a público defender e garantir a sequência do volante.

No início da temporada, o clube recebeu ofertas pelo camisa 17, mas as recusou acreditando na volta por cima de Marlon Freitas. O Vasco, por exemplo, era um dos interessados no atleta.

Os números de Marlon Freitas com a camisa do Botafogo
  • 125 partidas (102 como titular), com 67 vitórias, 35 empates e 23 derrotas
  • Quatro gols marcados: dois em 2023, contra Magallanes-CHI e Grêmio, e dois em 2024, contra Fluminense
  • Terceiro jogador do elenco com mais atuações, atrás de Gatito Fernández, com 217 jogos, e Tchê Tchê, com 149

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais