Com jovens talentos do futebol brasileiro negociados de forma cada vez mais precoce com equipes estrangeiras, os clubes nacionais foram obrigados a captarem atletas ainda no início do processo de formação. As redes sociais têm auxiliado os dirigentes neste processo.
Em entrevista à Itatiaia, nesta segunda-feira (9), Erasmo Damiani, gerente das categorias de base do Atlético, revelou já ter contratado jogadores para o clube com o auxílio do Instagram.
“Temos o próprio site do clube, o próprio telefone de base, da captação. Hoje, existe o Instagram. Existem vários caminhos que podem mandar as informações dos atletas. Com certeza vamos sempre estar olhando para trazer o atleta. Mas é como eu falo, quanto mais cedo melhor. Eu recebo muito (nome) por Instagram. Trouxemos alguns atletas que mandaram pelo Instagram”, revelou Erasmo.
“No aplicativo do Atlético, temos uma parceria. Isso ajuda, porque o aplicativo faz uma triagem junto com a gente para a vinda desses meninos. Então, hoje, existem canais maiores para que possamos estar observando. É humanamente impossível estarmos em todos os lugares, em todos os momentos, observando. Quanto mais chegar informação para a gente, melhor”, finalizou.
No meio deste ano, o Atlético anunciou parceria com a plataforma DSFootball, aplicativo que democratiza o acesso ao processo de seleção das categorias de base do clube e amplia a base de avaliação de potenciais atletas.
Na ferramenta, é possível se inscrever dentro do período em que forem abertas as seleções para determinadas idades e posições.