Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético homenageia torcedores ilustres na Arena MRV

Familiares representaram os ‘saudosos atleticanos’ antes de duelo pelo Brasileiro

Homenagem a torcedores ilustres na Arena MRV

O Atlético fez importante homenagem a pessoas que marcaram a história do clube. Neste domingo (3), antes de a bola rolar para o duelo com o Bragantino, na Arena MRV, sete atleticanos ilustres receberam homenagens póstuma, numa iniciativa do Centro Atleticano de Memória e do Instituto Galo.

Foram entregues certificados de agradecimento aos familiares dos homenageados, além de placas posicionadas na Galeria da Memória Atleticana, localizada em frente à futura entrada do Museu do Galo, no terceiro andar da Arena

Nós criamos a Galeria da Memória Atleticana, onde tivemos a oportunidade e homenagear os Amigos do Galo e os Conselheiros do Atlético. Hoje, viemos relembrar figuras ilustres que fizeram muito pelo Galo através da música. Recebemos a família dos homenageados, o que é muito bacana de ser fazer. Procuramos ser justos com aqueles que não estão mais aqui, mas deixaram seu legado”, afirmou Sérgio Coelho, presidente do Alvinegro.

Os homenageados da primeira etapa:

  • Júlio Firmino da Rocha (Júlio, o “Mais Amigo”)
    Fundador da lendária Charanga do Júlio, hoje conhecida como Charanga do Galo, foi símbolo de dedicação e amor incondicional ao Atlético, dentro e fora dos estádios.
  • Vítor Trajano Bastos
    Conselheiro e chefe de torcida nas décadas de 1950 e 1960, popularizou o grito de “Galo” e fundou a histórica Charanga do Vítor.
  • João Bonsucesso de Morais (Bororó)
    Figura emblemática das arquibancadas, foi a alma da Charanga do Galo por décadas, levando música e emoção aos jogos do Atlético.
  • José Ferreira Veloso (Veloso)
    Músico e um dos membros mais antigos da Charanga do Galo, sua trajetória é marcada por décadas de amor ao clube e à torcida.
  • Vicente Mota
    Autor do Hino Oficial do Clube Atlético Mineiro. Uma das melodias mais entoadas pela torcida atleticana, sua criação embala e emociona gerações em arquibancadas de todo o mundo.
  • Djalma Andrade
    Jornalista, poeta e escritor, foi o responsável pela letra do primeiro hino do Atlético, composto em 1928.
  • Augusto Moreira
    Maestro e professor, deu vida à melodia do primeiro hino atleticano, uma marcha vibrante que simboliza a garra do Clube em seus “valentes combates”.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).