O Atlético volta a campo neste sábado (8) e encara o Corinthians pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo contra os paulistas está marcado para 18h30 (de Brasília), no Mineirão.
Vindo de resultado amargo na competição de clubes mais importante do país, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari precisa da vitória para seguir na cola do pelotão de frente da Série A. Após abrir 2 a 0 sobre o América, o time acabou cedendo o empate no segundo tempo, perdendo a oportunidade de chegar à sexta colocação.
Com 20 pontos conquistados, em 39 possíveis, o Galo inicia a rodada na décima colocação. Ainda sem vencer sob comando de Scolari, amarga sequência de cinco partidas sem vencer. O último triunfo aconteceu ainda sob comando de Eduardo Coudet, em 6 de junho, quando derrotou o Alianza Lima por 1 a 0, no Peru.
Desfalques
Para o confronto no Gigante da Pampulha, o Atlético não terá o técnico Luiz Felipe Scolari e o atacante Hulk, expulsos por Wilton Pereira Sampaio no clássico contra o Coelho. Carlos Pracidelli comandará a equipe; para a vaga de Hulk, Alan Kardec e Vargas pintam como opções.
Outro que não atuará é o zagueiro Bruno Fuchs. Fazendo trabalho de transição, o jogador deve voltar a ser opção contra o Goiás, na 15ª rodada. Ele sofreu uma pequena lesão muscular no final de junho e vem sendo desfalque.
Retorno importante
Fora do clássico do último final de semana, o atacante Paulinho está de volta. Ele não pôde entrar em campo por questão de registro do novo contrato com o Atlético, já que a CBF não funciona aos sábados e domingos.
Corinthians
Com 12 pontos conquistados, o Corinthians está desesperado na Série A. Com um a mais que o Goiás, primeiro da zona de rebaixamento, o Timão precisa vencer fora de casa para respirar e se distanciar do Z-4.
Na última rodada, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi derrotado pelo Red Bull Bragantino, em plena Neo Química Arena. Em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil, outro revés: os paulistas perderam, também por 1 a 0, para o América, no jogo de ida das quartas de final.
A situação coloca Luxa na corda bamba. Um novo tropeço pode significar na queda do experiente treinador. O clima entre jogadores/comissão com a torcida é péssimo e protestos viraram rotina.
Revanche?
O jogo deste sábado terá clima de revanche para o Atlético. Cabe lembrar que os mineiros caíram na Copa do Brasil para o mesmo Corinthians. No Mineirão, sob comando do argentino Coudet, venceu por 2 a 0. Em São Paulo, perdeu pelo mesmo placar e acabou caindo nos pênaltis.
“São competições diferentes, né? São os mesmo times, mas competições diferentes. A gente sabe que eles não estão numa sequência boa, então queira ou não é difícil. Campeonato Brasileiro é dificuldade de todas as formas, quem tá lá em cima, quem tá lá embaixo. Todo mundo quer vencer e a gente não é diferente”, destacou o zagueiro Jemerson, em entrevista concedida nessa sexta (7).
“Temos que ter a tranquilidade, saber que se sair na frente manter a mesma pegada, se a gente sair atrás, manter a tranquilidade, manter o nível até o fim. Com certeza amanhã vai ser um jogo muito difícil”, foi além.
Mandante x visitante
O Galo é o nono pior mandante do Brasileirão. Curiosamente, a campanha é quase idêntica à do Corinthians - a pontuação e o saldo são os mesmos, mas o time paulista fez dois gols a menos.
O Timão, por sua vez, tem apenas uma vitória longe de seus domínios (2 a 0 sobre o Santos). Nos outros seis jogos fora de casa, acumulou seis derrotas.
Os cinco jogos do Atlético sem vencer:
-
1 x 1 Bragantino (com Coudet)
-
1 x 1 Fluminense (com Felipão)
-
1 x 2 Fortaleza (com Felipão)
-
1 x 1 Libertad (com Felipão)
-
2 x 2 América (com Felipão)
Ficha Técnica
Atlético x Corinthians
Atlético
Éverson, Mariano, Lemos, Jemerson e Arana; Battaglia, Zaracho, Igor Gomes (Edenilson); Pavon, Paulinho e Kardec (Vargas). Técnico: Carlos Pracidelli.
Corinthians
Cassio; Fagner, Bruno Mendez, Murillo e Matheus Bidu; Fausto Vera, Matheus Araújo e Renato Augusto; Adson, Roger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 8 de julho de 2023 (sábado)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Alex dos Santos (SC). VAR: Rafael Traci (SC).
Transmissão: Première
A Itatiaia também transmite o confronto pelo 610 AM, 95,7 FM e pelo canal de Youtube.