Presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),
“Primeira ideia é criar uma comissão responsável. Colocar todas as ideias na mesa, discutir com todos os personagens... clubes, federações. A gente precisa fazer um estudo e adequar o Fair Play Financeiro para a realidade do Brasil”, disse em entrevista coletiva neste domingo (25) na sede da CBF.
A construção de uma política de Fair Play Financeiro é uma das
Samir não foi apoiado pela maioria dos clubes elegíveis para votar. A candidatura do atual presidente contou com o apoio maciço das federações (25 de 27) e com 10 clubes. O presidente eleito pregou diálogo para mudar o contexto.
“O diálogo é muito importante no processo de união de todos os clubes, federações. Começamos com 10 (clubes). Hoje, nesse processo eleitoral estavam presentes 20 clubes. É um trabalho que está sendo feito, eu estou conversando com cada clube, cada presidente e mostrando o que nós queremos fazer. Acredito que esses 10 clubes que vieram hoje acreditaram no processo. O diálogo vai continuar para que juntos construir um futuro melhor para o futebol brasileiro”, comentou.
O que é o Fair Play Financeiro?
O Fair Play Financeiro é entendido como um conjunto de regras que visa tornar os clubes sustentáveis no longo prazo. As determinações buscam fazer com que os clubes consingam honrar os compromissos financeiros estabelecidos com outros clubes, funcionários e com a Justiça ou o Estado.
A prática é comum na Europa. Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha) e UEFA são exemplos de instuições que possuem regras financeiras com punições, esportivas e administrativas, previstas para quem não seguir.
Clubes tinham outro candidato
No último sábado (17),
Na segunda-feira (19), um
Quem é Samir Xaud
Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud foi eleito como candidato pelo grupo que articulou o apoio à Ednaldo Rodrigues nas últimas eleições. O pai de Samir, Zeca, foi presidente da FRF por mais de 40 anos.