Ouvindo...

Veja o que o presidente da CBF falou sobre criação do Fair Play Financeiro

Samir Xaud revelou planos para implementar o Fair Play no futebol brasileiro

Samir Xaud, presidente da CBF, concedeu entrevista coletiva após eleição

Presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud falou sobre a criação do Fair Play Financeiro. O atual presidente da CBF afirmou ser um defensor da criação da política no cenário do futebol brasileiro.

“Primeira ideia é criar uma comissão responsável. Colocar todas as ideias na mesa, discutir com todos os personagens... clubes, federações. A gente precisa fazer um estudo e adequar o Fair Play Financeiro para a realidade do Brasil”, disse em entrevista coletiva neste domingo (25) na sede da CBF.

A construção de uma política de Fair Play Financeiro é uma das exigências dos clubes em manifesto divulgado na noite dessa quarta-feira (21). O bloco fez uma série de outras exigências.

Samir não foi apoiado pela maioria dos clubes elegíveis para votar. A candidatura do atual presidente contou com o apoio maciço das federações (25 de 27) e com 10 clubes. O presidente eleito pregou diálogo para mudar o contexto.

“O diálogo é muito importante no processo de união de todos os clubes, federações. Começamos com 10 (clubes). Hoje, nesse processo eleitoral estavam presentes 20 clubes. É um trabalho que está sendo feito, eu estou conversando com cada clube, cada presidente e mostrando o que nós queremos fazer. Acredito que esses 10 clubes que vieram hoje acreditaram no processo. O diálogo vai continuar para que juntos construir um futuro melhor para o futebol brasileiro”, comentou.

Leia também

O que é o Fair Play Financeiro?

O Fair Play Financeiro é entendido como um conjunto de regras que visa tornar os clubes sustentáveis no longo prazo. As determinações buscam fazer com que os clubes consingam honrar os compromissos financeiros estabelecidos com outros clubes, funcionários e com a Justiça ou o Estado.

A prática é comum na Europa. Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha) e UEFA são exemplos de instuições que possuem regras financeiras com punições, esportivas e administrativas, previstas para quem não seguir.

Clubes tinham outro candidato

No último sábado (17), 32 clubes divulgaram um comunicado para apoiar Reinaldo Carneiro Bastos. Apesar da publicação ter sido feito pela LFU, clubes da Libra também participaram da elaboração das exigências.

Na segunda-feira (19), um novo comunicado foi divulgado mirando mais protagonismo no processo eleitoral da CBF. Dentre as exigências estão a alteração do processo eleitoral para que os clubes tenham mais protagonismo. Eles pedem profissionalização da arbitragem, criação de uma liga única e estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro.

Quem é Samir Xaud

Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud foi eleito como candidato pelo grupo que articulou o apoio à Ednaldo Rodrigues nas últimas eleições. O pai de Samir, Zeca, foi presidente da FRF por mais de 40 anos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.