Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Meia resgatado por Jardim pode ser ‘novidade’ do Cruzeiro para fim da temporada

Jogador foi acionado contra o Vitória, no sábado (1ª), e voltou a participar de um jogo oficial da Raposa após 11 meses

Leonardo Jardim abraça Japa após Cruzeiro x Vitória

O Cruzeiro pode ter um reforço “caseiro” para a reta final da temporada. Trata-se de Japa, que voltou a jogar pelo time celeste no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no sábado (1º), no Mineirão, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O jovem de 21 anos finalizou um período de 11 meses sem fazer jogos oficiais pela equipe azul. A última partida do meio-campista por um torneio havia sido no dia 11 de novembro do ano passado, na derrota para o Palmeiras no Mineirão.

Desde então, Japa passou por problemas físicos e uma grave lesão na coxa sofrida na coxa esquerda. No período de ausência, a única aparição foi no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Banfield-ARG, em julho, em amistoso da Vitória Cup.

Diante do Leão da Barra, Japa foi acionado aos 43 minutos do segundo tempo e pode sentir, mais uma vez, o gosto de defender o Cruzeiro oficialmente. A chance passou o recado de que novas oportunidades podem ser dadas ao versátil jogador até o fim da temporada.

Mais chances para Japa?

Durante a entrevista coletiva após o triunfo contra o Vitória, Leonardo Jardim foi perguntado sobre a situação de Japa. O treinador exaltou seu profissionalismo e disse que as oportunidades podem aparecer a depender do que aconteça com os outros nomes do elenco.

“As oportunidades também têm a ver com o timing. O Japa passou quase seis meses lesionado com algumas lesões consecutivas. Depois, a gente criou alguns jogadores para as diversas posições, por fora ou por dentro. Temos o Eduardo, temos o Christian, tínhamos o Marquinhos e o Wanderson, trouxemos o Arroyo. Tinha muita gente para a posição. Eduardo, o Matheus, que pode jogar por dentro ou por fora”, argumentou.

“Agora, com essas lesões dos nossos jogadores, abri portas para mais um outro jogador. Com certeza, essas oportunidades podem vir e eles têm que mostrar também. O Japa tem sido um profissional, como todos. O Walace, o Japa, essa malta que tem jogado menos, tem trabalhado muito e suado a camisa do Cruzeiro. Não jogam porque o treinador não dá hipóteses deles jogarem. Em termos qualitativo e de desempenho, estão todos de parabéns”, completou Jardim.

Japa voltas aos gramados com a camisa do Cruzeiro

Homenagem de Cássio

Após a partida, Japa foi homenageado por Cássio no discurso junto aos outros jogadores. O goleiro exaltou o caráter do jovem e o parabenizou pelo retorno aos gramados.

“Para mim, um cara que serve de exemplo, que hoje teve a oportunidade de jogar… Ficou o ano inteiro aí, e que sirva de inspiração para os mais novos e mais velhos. Nunca reclamou de nada, treinou pra caral**, que é o Japa. O Japa sempre treinou, sempre esteve lá. Às vezes, ia para o jogo, às vezes, não. E sofreu com lesão”, destacou o goleiro.

“Essa vitória é para ele, porque hoje ele entrou, teve oportunidade, mas é um cara que merece. (Ele é exemplo) não só para os mais novos, mas para os mais velhos também. Independentemente da situação, tem que estar pronto para ajudar. Você (Japa) é um cara vencedor”, finalizou Cássio.

Opções para o meio-campo

Neste momento, Leonardo Jardim tem, além de Japa, as seguintes opções para o meio-campo: Lucas Romero, Walace, Ryan Guilherme, Murilo Rhikman, Eduardo, Matheus Pereira e Eduardo.

Japa

Japa surgiu como uma grande promessa do Cruzeiro em 2023, quando ganhou suas primeiras oportunidades no time de cima. O jogador foi peça importante na reta final da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada.

Em 2024, com Fernando Seabra, o atleta ganhou ainda mais protagonismo, mas sofreu com problemas físicos e foi ausência por muitas partidas.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.