Treinador histórico do
Para além disso, em entrevista coletiva após
“A minha última passagem foi curta, mas eu, de alguma forma, alertei que eles (América) precisavam tomar algumas medidas importantes. A Série B é extremamente traiçoeira, não se joga de uma forma normal, tem que estar muito bem preparado. A distância entre o êxito e o fracasso é pequena. O nível de investimento das equipes (que jogam a Série B) é muito parecido. Às vezes, se der em ‘embicada’ para baixo, a recuperação é muito difícil”, iniciou.
“Eu fiz alertas para buscarem alguns jogadores, alguns reforços. Iniciaram comigo e, depois que eu saí, eles fizeram novas aquisições que eram importantes. Nesse período, a gente também teve perdas importantes”, foi além, logo na sequência.
O América ocupa a 14ª colocação, com 42 pontos ganhos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de rebaixamento, hoje, é de 0,34%.
Enderson Moreira no América
Hoje no Novorizontino-SP, o técnico Enderson Moreira comandou o América em três oportunidades: em 2009, entre os anos de 2016 e 2018 e em 2025.
Na primeira passagem, foram apenas três jogos. Na segunda e mais vitoriosa, 108 partidas e o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.
A terceira e mais recente foi entre junho e agosto de 2025. Nesse período, Enderson comandou o Coelho em dez partidas, com duas vitórias, dois empates, seis derrotas e 26,6% de aproveitamento.