Ouvindo...

Clubes publicam manifesto com exigências para novo presidente da CBF

Comunicado foi publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (19)

Clubes se posicionaram durante processo eleitoral da CBF

A Liga Forte União (LFU) publicou, nesta segunda-feira (19), um manifesto com oito exigências para a nova gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Samir Xaud será eleito por aclamação no próximo domingo (25). O candidato não foi endossado pelos clubes da elite do futebol nacional, que preferiam Reinaldo Bastos para o cargo.

Dentre as exigências estão a alteração do processo eleitoral para que os clubes tenham mais protagonismo. Eles pedem profissionalização da arbitragem, criação de uma liga única e estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro.

No último sábado (17), 32 clubes divulgaram um comunicado para apoiar Reinaldo Carneiro Bastos. Apesar da publicação ter sido feito pela LFU, clubes da Libra também participaram da elaboração das exigências.

Os clubes tentaram articular com Reinaldo Bastos uma candidatura, mas foram vencidos por Samir Xaud. Os votos das Federações têm peso 3 na eleição da CBF, enquanto votos de clubes da Série A tem peso 2 e os clubes da Série B, um.

Leia também

Exigências

  1. Alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos;
  2. Obrigatoriedade da participação dos Clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF
  3. Compromisso de criação da Liga e reconhecimento de que as propriedades comerciais das Séries A e B pertencem aos Clubes
  4. Alteração das regras de governança, dando efetivamente poder executivo à Comissão Nacional de Clubes
  5. Profissionalização da arbitragem garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, e investimento em treinamento permanente
  6. O calendário do ciclo 2026-2030 precisa ser aprovado por Libra e LFU em conjunto com CBF
  7. Fomento e apoio financeiro especialmente direcionado às Séries B, C e D assim como ao Futebol Feminino
  8. Estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro

União entre ligas

O comunicado em conjunto é mais um sinal de consenso entre os dois blocos econômicos formados pelos principais clubes de futebol do Brasil. Comunicados divulgados em conjunto, assim como a união para venda de direitos da Série B e direitos internacionais materializam o entendimento da união dos grupos.

A Libra criou, no dia 7 de fevereiro, o “Comitê de Integração de Ligas”. Representantes da Libra e da Liga Forte União mantém diálogo constante para tentar aparar arestas e unificar os blocos.

Em entrevista à Itatiaia, Gabriel Lima afirmou ter como objetivo buscar um entendimento ainda em 2025 . “Eu trabalho com um prazo desse ano para a gente ter, nem que seja um memorando simples de entendimento. E que isso resulte depois num documento mais amplo, né?”, revelou.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.