Ouvindo...

Samir Xaud, presidente da CBF, faz promessa sobre datas de estaduais

Dirigente foi eleito na manhã deste domingo (25) em votação realizada na sede da CBF

Samir Xaud, presidente da CBF, durante entrevista à CBF TV após eleição neste domingo (25)

Samir Xaud foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25) em eleição realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Após a confirmação do cargo, o mandatário da CBF firmou um compromisso de reduzir as datas dos estaduais.

Segundo o novo presidente, a expectativa é trabalhar com 11 datas para as disputas já em 2025. Xaud acredita que não terá problemas com a implementação da medida.

“Estamos projetando fazer estaduais com 11 datas. É uma demonstração do que queremos. Vamos começar com o pé direito. Acredito que não vamos ter problema e os estaduais vão ter que se adequar as normas da CBF”, disse.

Em 2025, o Campeonato Mineiro e o Capmeonato Gaúcho foram disputados com 12 datas. O Campeonato Paulista (16 datas) e o Campeonato Carioca (15 datas) teriam que sofrer alterações. A Copa do Nordeste, por exemplo, tem 13 datas e precisa ser conciliada com as disputas estaduais pela região.

Leia também

Eleição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu, neste domingo (25), Samir Xaud como presidente. O roraimense de 41 anos assume o cargo de maneira imediata e tem mandato até 2029.

Além de Samir, oito vice-presidentes também foram eleitos. Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti foram empossados.

A eleição não ocorreu de forma unânime. Foram 103 pontos de 141 possíveis. No total, 26 federações e 20 clubes votaram. Uma parte dos clubes não participou das eleições em forma de protesto.

“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, disse no discurso de posse.

Clubes tinham outro candidato

No último sábado (17), 32 clubes divulgaram um comunicado para apoiar Reinaldo Carneiro Bastos. Apesar da publicação ter sido feito pela LFU, clubes da Libra também participaram da elaboração das exigências.

Na segunda-feira (19), um novo comunicado foi divulgado mirando mais protagonismo no processo eleitoral da CBF. Dentre as exigências estão a alteração do processo eleitoral para que os clubes tenham mais protagonismo. Eles pedem profissionalização da arbitragem, criação de uma liga única e estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro.

Quem é Samir Xaud

Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud foi eleito como candidato pelo grupo que articulou o apoio à Ednaldo Rodrigues nas últimas eleições. O pai de Samir, Zeca, foi presidente da FRF por mais de 40 anos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.