Ouvindo...

Decisivo pelo Fluminense, Fábio iguala marca expressiva de Cássio, do Cruzeiro

Experientes goleiros dividem posição no número de pênaltis defendidos na carreira

Com defesas de Fábio, Fluminense eliminou o Grêmio nas oitavas da Copa Libertadores

Decisivo na classificação do Fluminense às quartas de final da Copa Libertadores, Fábio, ídolo do Cruzeiro, igualou uma marca expressiva da carreira de Cássio, titular do time celeste. Na noite dessa terça-feira (20), o experiente goleiro, de 43 anos, defendeu duas cobranças de pênalti contra o Grêmio, no Maracanã, no Rio, e deixou vivo o sonho do bicampeonato do Tricolor das Laranjeiras.

Após derrota no jogo de ida, por 2 a 1, o Fluminense devolveu o placar no duelo com o Grêmio e a vaga foi definida em cobranças de pênalti. Na ocasião, Fábio pegou as cobranças de Nathan e Cristaldo, e os cariocas venceram por 4 a 2.

Com as duas defesas diante do Grêmio, Fábio, ao lado de Cássio, chegou a 37 pênaltis defendidos na carreira. A dupla ocupa a 4ª posição entre os goleiros brasileiros que mais evitaram gols na marca da cal em toda a história.

Fábio defendeu duas cobranças de pênalti, e Fluminense avançou às quartas da Libertadores

Acostumado a crescer em jogos grandes, Fábio, inclusive, foi decisivo em um título do Cruzeiro em cobranças de pênalti. Em 2017, no Mineirão, em Belo Horizonte, o goleiro defendeu a batida de Diego Ribas e, com isso, o clube tornou-se pentacampeão da Copa do Brasil.

Brasileiros com mais pênaltis defendidos

O líder no quesito é o ex-são-paulino Rogério Ceni, com 51 defesas em cobranças de pênalti. Dida, personagem marcante na história do Cruzeiro, é o segundo goleiro com mais defesas em penalidades máximas, com 42. O ex-flamenguista Diego Alves fecha o top 3, com 40.

  1. Rogério Ceni - 51 defesas
  2. Dida - 42 defesas
  3. Diego Alves - 40 defesas
  4. Fábio e Cássio - 37 defesas
  5. Marcos e Tiago Volpi - 36 defesas
  6. Taffarel - 34 defesas
  7. Magrão - 33 defesas
  8. Weverton - 29 defesas
  9. Ronaldo Giovaneli - 27 defesas
  10. Victor - 26 defesas
Leia também

Classificação do Fluminense

Em busca do segundo título da Libertadores, o Fluminense agora enfrenta o Atlético nas quartas de final. As equipes se enfrentarão nos dias 17 e 26 de setembro.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.