Ouvindo...

Histórias do Brasileirão: Internacional foi campeão invicto sobre o Vasco

Em 1979, comandado por Ênio Andrade, Colorado levantou a taça com 16 vitórias e sete empates em 23 jogos

Histórias do Brasileirão com Alexandre Simões

Internacional e Vasco fazem um jogo carregado de pressão dos dois lados neste domingo (11), às 16h, no Beira-Rio, cenário bem diferente do confronto mais marcante entre os dois clubes no estádio, a decisão do Campeonato Brasileiro de 1979, que significava demais para os dois clubes.

O Brasileirão com mais clubes na história, pois foram 94 os participantes, teve também um campeão invicto. Depois de o Inter eliminar o Palmeiras, e o Vasco o Coritiba, isso nas semifinais, eles começaram a decidir o título em 20 de dezembro, no Maracanã.

A taça valia para o Colorado seu terceiro Brasileirão nos anos 1970, o que faria dele o grande time do País no período. Já o Vasco, que venceu o Campeonato Nacional de Clubes em 1974, tentava ser o primeiro clube do Rio de Janeiro bicampeão brasileiro.

O Internacional deu um grande passo rumo à taça fazendo 2 a 0 na primeira partida decisiva, no Maracanã, em 20 de dezembro de 1979. Os dois gols foram de Chico Spina, reserva da equipe comandada por Ênio Andrade e que naquela noite substitui o titular Valdomiro.

Três dias depois, com o Beira-Rio lotado, o Inter foi soberano. Abriu o placar com Jair, ampliou com Falcão e nem o gol de Wilsinho, na reta final da partida, atrapalhou a festa dos quase 60 mil colorados que encheram a sua casa.

Com as duas vitórias sobre o Vasco, o Internacional foi campeão brasileiro invicto. Disputou 23 partidas, com 16 vitórias e sete empates.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro