Betis-ESP e
Isso porque, de um lado, o time espanhol nunca venceu nenhuma competição internacional. Os ingleses, por outro, colecionam conquistas pelo continente, mas ainda não venceram a Conference, que estreou em 2021/22.
Além dos bônus por vitórias e classificações ao longo do torneio, Betis ou Chelsea vão faturar mais de R$ 38 milhões em caso de conquista da competição.
O caminho das equipes até a final
Mandante na decisão, o Betis terminou a fase de liga em 15º e precisou disputar um playoff antes de chegar às oitavas. No mata-mata, os espanhóis eliminaram Gent-BEL; Vitória de Guimarães-POR; Jagiellonia Białystok-POL e Fiorentina-ITA.
Ao longo de toda a campanha, o Betis disputou 16 jogos, com nove vitórias, quatro empates e três derrotas. A equipe ainda conta com o vice-artilheiro da competição, Bakambu, com sete gols.
O Chelsea, por sua vez, se classificou em primeiro na fase de liga e só perdeu duas vezes em toda a caminhada. Para chegar à final, os Blues eliminaram Copenhague-DIN; Légia Varsóvia-POL; e Djurgarden-SUE.
No total, os ingleses jogaram 14 vezes, com impressionantes 12 vitórias e duas derrotas. O time inglês também é dono do melhor ataque da competição, com 38 gols.
Mais um título para a coleção?
Em caso de título, o Betis será campeão de um torneio internacional pela primeira vez na história, nessa que também é a primeira decisão continental da equipe. Do lado do Chelsea, a conquista terá um peso inédito no futebol da Europa.
Bicampeões da
Retrospecto dominado pelos londrinos
Betis e Chelsea já se enfrentaram quatro vezes na história. Foram dois duelos pela fase de grupos da Champions League 2005/06 e outros dois nas quartas de final da Recopa Europeia em 1997/98.
No total, os ingleses venceram três vezes, contra um triunfo espanhol. O Chelsea marcou nove gols, enquanto o Betis balançou a rede três vezes.