Nas últimas semanas, a possibilidade de a
A seleção ‘Azzurri’ usa o azul nos uniformes esportivos como forma de homenagear a antiga monarquia italiana. Até 1861, a Itália não era um Estado soberano. O território italiano era dividido em vários reinos, ducados e estados independentes. A situação mudou quando a Casa de Savoia liderou a unificação do país. A cor da família real de Savoia era o azul. A partir de então, passou a ser a oficial do Estado.
Em 1911, a Seleção Italiana resolveu adotar o azul como cor oficial dos uniformes também. Apesar de ter começado no futebol, ela também é utilizada por outras equipes, como vôlei, basquete e até mesmo em outras modalidades olímpicas.
Seleção Brasileira usou camisa vermelha duas vezes na história; relembre CBF se pronuncia pela primeira vez após polêmica sobre camisa vermelha
Monarquia abolida
Em 1946, a Itália tornou-se oficialmente uma República. Apesar da ‘queda’ da monarquia, a cor azul continuou sendo utilizada no esporte como uma maneira de homenagear a família real que foi responsável pela unificação do país.
Outros seleções que utilizam cores ‘diferentes’
Algumas seleções tradicionais como Alemanha, Japão, Austrália e Holanda também usam cores que não estão presentes em suas respectivas bandeiras.
A Alemanha, por exemplo, utiliza a cor branca na camisa principal, enquanto sua bandeira estampa as cores vermelha, amarela e preta. Já a Austrália usa o amarelo, enquanto a sua bandeira tem o azul como predominante. O Japão utiliza o azul, ausente na bandeira do país asiático. A Holanda adotou o laranja como cor dos uniformes, enquanto sua bandeira é composta por vermelho, azul e branco.