Foram sorteados nessa segunda-feira (17) os grupos da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. Com sete brasileiros em cada competição, os desafios para ir ao mata-nata vão além dos adversários em si e passam também pela altitude dos estádios.
Oito jogos da fase de grupos terão equipes brasileiras encarando estádios acima dos 2 mil metros de altitude. Curiosamente, o Fluminense é o único que passará por essa situação duas vezes, já que terá viagens para Bolívia e Colômbia na Sul-Americana.
O Tricolor, por sinal, também terá o principal desafio. Diante do GV San José-BOL, o time carioca vai jogar no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia, considerado o 5º mais alto do mundo, com 3.735 metros.
- Copa Libertadores tem grupos definidos; veja chaveamento
- Copa Sul-Americana tem grupos definidos; veja chaveamento
Outra missão complicada será do Palmeiras, pela Libertadores. O Verdão vai enfrentar o Bolivar-BOL na fase de grupos e terá que ir ao Estádio Hernando Siles, em La Paz, capital boliviana, com 3.637 metros de altitude. Esse é o 7º estádio mais alto do mundo.
Fechando o “top 3”, está o Atlético. Na Sul-Americana, o Galo vai jogar contra o Cienciano-PER no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru. Esse é o 8º estádio mais alto do mundo, com 3.350 metros.
Outros brasileiros que vão enfrentar altitudes significativas são: Vitória, Cruzeiro, Flamengo e Vasco. O Rubro-Negro carioca estará em ação pela Libertadores, e os demais, pela Sul-Americana.
Brasileiros que vão enfrentar maiores altitudes na Libertadores e Sul-Americana
- GV San José-BOL x Fluminense - Copa Sul-Americana - Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia - 3.735 metros (5º mais alto do mundo)
- Bolivar-BOL x Palmeiras - Copa Libertadores - Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia - 3.637 metros (7º mais alto do mundo)
- Cienciano-PER x Atlético - Copa Sul-Americana - Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru - 3.350 metros (8º mais alto do mundo)
- Universidad Católica-EQU x Vitória - Copa Sul-Americana - Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador - 2.850 metros
- Mushuc Runa-EQU x Cruzeiro - Copa Sul-Americana - Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, no Equador - 2.754 metros
- LDU-EQU x Flamengo - Copa Libertadores - Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador - 2.734 metros
- Melgar-PER x Vasco - Copa Sul-Americana - Estádio Monumental da UNSA, em Arequipa, no Peru - 2.300 metros
- Once Caldas-COL x Fluminense - Copa Sul-Americana - Estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia - 2.160 metros