Ouvindo...

Campeão olímpico pelo Brasil, ex-São Paulo entra para a história do futebol mexicano

André Jardine comandou o Brasil rumo ao ouro em Tóquio 2020 e vem empilhando troféus desde chegada ao México

Técnico André Jardine conquistou o tricampeonato mexicano pelo América

Campeão olímpico com a Seleção Brasileira nos Jogos de Tóquio 2020, disputados em 2021, o técnico André Jardine é a “bola da vez” no futebol do México. Nesse domingo (15), o América-MEX de Jardine superou o Monterrey no placar agregado e conquistou o tricampeonato mexicano.

Leia também

Tanto a imprensa como torcedores locais já colocam o brasileiro como um dos maiores técnicos da história do América. Desde que chegou ao clube, em 2023, ele venceu seis títulos: Apertura 2024, Clausura 2024, Apertura 2023, Campeones Cup, Campeão dos Campeões e Supercopa do México.

Com mais uma conquista nacional, Jardine é apenas o segundo técnico da história a conquistar um tricampeonato no México. O primeiro foi Raúl Cárdenas, entre 1972 e 1974, pelo Cruz Azul.

André Jardine tem 45 anos e começou a carreira como auxiliar no Grêmio, em 2014. Entretanto, ele ganhou notoriedade com o São Paulo, clube em que esteve entre 2015 e 2019, tanto nas categorias de base como também em passagens pelo profissional.

O profissional treinou o time olímpico do Brasil entre 2019 e 2021, terminando a passagem com a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio. Na sequência, Jardine foi para o Atlético San Lanús, do México, e desde 2023 é o comandante do América.

Além dos seis títulos no futebol mexicano e a medalha olímpica de ouro, o treinador também venceu uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores Sub-20 pelo São Paulo (ambas em 2016), além do Torneio de Toulon com o Brasil em 2019.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.