Ouvindo...

Suposto pai de promessa do futebol alemão revela ter mentido idade do filho

Além da data de nascimento, Joseph Moukoko revela ter mentido sobre paternidade do jogador

Pai de Youssoufa Moukoko revela ter falsificado certidão de nascimento do filho

A promessa do futebol alemão, Youssoufa Moukoko, teve fatos impressionantes sobre sua vida expostos. O jornal Bild, da Alemanha, publicou declarações do ‘pai’ do atual jogador do Nice sob juramento.

Nos trechos do documento, que está em posse do jornal, Joseph Moukoko, de 73 anos, revela que ele e sua esposa, Marie Moukoko, teriam mentido sobre a paternidade e idade do filho. O depoimento também fará parte do documentário “Enganar, enganar, enganar: o negócio de um milhão de dólares com talentos do futebol”, da ProSieben.

“Ciente da responsabilidade criminal de uma declaração falsa, declaro sob juramento: Youssoufa Moukoko não é meu filho biológico e de minha esposa Marie Moukoko. Nem nasceu em 20 de novembro de 2004 em Yaoundé, Camarões”, disse em depoimento.

“Consegui para ele [Youssoufa] uma certidão de nascimento falsa em Yaoundé. Com isso fui à embaixada e consegui um passaporte para ele. Depois o levei para a Alemanha como meu filho. Na verdade, ele nasceu em 19 de julho de 2000. Nós o tornamos quatro anos mais novo. Agora ele nasceu em 20 de novembro de 2004”, confessou.

O documentário com as falas de Joseph está programado para ir ao ar neste domingo (15), na Alemanha.

Leia também

Entenda o caso

As suposições sobre a verdadeira idade de Moukoko teriam começado em 2022. No início de 2023, a Revista Bunde, da Alemanha, publicou uma suposta certidão de nascimento do jogador.

No documento, Youssoufa estava registrado com o sobrenome Mohamadou. Além disso, a filiação constava como Ousman Mohamadou e Youssufa Harira, casal que, supostamente, ainda mora em Camarões.

Na época, Joseph Moukoko negou as acusações e confirmou ser o verdadeiro pai biológico do atleta.

A revista revelou ainda, ter o documento desde novembro de 2022. Entretanto, o veículo teria sido proibido de publicar após o jogador do Borussia Dortmund entrar com um pedido na Justiça.

Carreira

Youssoufa Moukoko quebrou vários recordes por sua ‘pouca idade’. Aos 16 anos, ele foi o jogador mais novo a estrear na Bundesliga. Com 17, o mais novo a jogar pela Seleção Alemã.

Entretanto, com as novas declarações do ‘pai adotivo’, é possível concluir que, na verdade, ele possuia 20 e 21 anos, respectivamente, quando alcançou tais feitos.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte