A temporada 2024/2025 da NFL chegou ao fim de forma improvável. Nesse domingo (9), o Philadelphia Eagles dominou completamente o atual bicampeão Kansas City Chiefs e venceu por 40 a 22, saindo vencedor do Super Bowl LIX no Caesars Superdome, em Nova Orleans.
- Super Bowl LIX: quem são os principais jogadores dos Chiefs
- Super Bowl LIX: quem são os principais jogadores dos Eagles
- Super Bowl LIX: Kendrick Lamar, estrela do intervalo, se envolveu em ‘tretas’ em 2024
A surpresa da final foi a incrível dominância dos Eagles sobre os Chiefs, que tentavam o inédito feito de três títulos seguidos na NFL. Contudo, foi a equipe da Filadélfia que comandou as ações e venceu, pela segunda vez na história, o Super Bowl - a outra foi em 2018, liderada pelo então quarterback Nick Foles.
Os Chiefs sofreram tanto no ataque quanto na defesa. O time liderado pelo quarterback Patrick Mahomes não pontuou no primeiro tempo, enquanto os Eagles, do quarterback Jalen Hurts, foram ao intervalo com incríveis 24 a 0.
A partir de então, os Eagles administraram a vantagem. O time da Filadélfia voltou a campo já pontuando com um field goal seguido de um touchdown, algo conseguido pelos Chiefs somente ao fim do terceiro quarto.
Dessa forma, entre turnovers dos Chiefs a partir de uma defesa impecável dos Eagles e um ataque avassalador, a franquia da Pensilvânia venceu por 40 a 22. O título significa também uma revanche, já que em 2023 os Chiefs venceram os Eagles no Super Bowl.